Em diversas áreas, temos ouvido falar de foco nas pessoas. Empresas, negócios, marcas. Empatia é o conceito da vez, principalmente no momento em que nossas atitudes individuais têm forte impacto, inclusive, na saúde das outras pessoas. Estamos falando da etiqueta de cuidados para controlar o avanço do novo Coronavírus.
Continua depois da publicidade
Mas muito antes disso, há 20 anos, um bairro criado do zero e que traduz o conceito de cidade criativa, já tinha nas pessoas o objetivo central do seu surgimento e existência.
> Buscando harmonia entre espaços e pessoas, bairro aposta no conceito de Novo Urbanismo
Empreendimento com propósito
O novo bairro criado a partir de uma fazenda, próximo e com vista para morro Pedra Branca, foi idealizado acompanhando o processo de urbanização da cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. Mas, além de contribuir com o desenvolvimento local, mesmo com algumas incertezas sobre modelo a ser construído ali, estudos, pesquisas e parcerias indicaram o primeiro pilar: a construção de uma “cidade” para pessoas.

Marcelo Gomes, presidente da Cidade Pedra Branca, recorda que a partir deste propósito, buscou-se um elemento que fosse fundamental para a compreensão e desenvolvimento de algo que fosse importante para as pessoas. Logo de início, a educação foi definida como essa âncora, marcada pela parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para implantação de um campus no local.
Continua depois da publicidade
Focar nas pessoas foi além de oferecer uma estrutura moderna, com empreendimentos de alto padrão, mas permitir que estando ali ou, buscando aquela nova região que se formava, as pessoas teriam acesso à educação, e a Unisul marcou este conceito.
— Trouxemos eles para o coração da ‘fazenda’ e, assim, nasceu o bairro Cidade Universitária Pedra Branca. Fomos batizados inicialmente assim — conta o empresário.
E falando em pessoas
Hoje, a Cidade Criativa Pedra Branca possui uma população de 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 7 mil estudantes. Além disso, muitas pessoas vêm desfrutar dos parques, praças e lagos que o bairro oferece de maneira muito bem planejada.
Inteligente, criativa, focada na pessoas, fato é que o bairro-cidade chegou em 2020 como uma realidade daquilo que pensou lá na sua origem. É simbólico que este exemplo de inovação e modernidade, tenha nascido de uma propriedade rural. Afinal, da fazenda familiar ao bairro-cidade referência internacional em urbanismo sustentável, aquele espaço nunca deixou de cultivar. Se antes eram produtos agropecuários, hoje são os sonhos de quem busca qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Pedra Branca e CRH projetam bairro inteligente em Joinville
Condomínio de alto padrão em Palhoça é vendido em apenas três horas