Quando as paisagens da Patagônia invadirem as telonas de Balneário Camboriú nesta sexta-feira estará oficialmente aberto o Cinerama BC 2015. O festival, voltado a profissionais do cinema e público em geral, iniciará com uma homenagem ao premiado diretor argentino Carlos Sorín e a exibição de Filha Distante. A produção é a primeira de uma extensa e variada programação, que segue até a próxima quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 46 filmes de várias nacionalidades serão apresentados. Uma das mudanças na quinta edição do evento é o local das projeções, que passam a ocorrer no Teatro Municipal Bruno Nitz.

Quarta edição do Cinerama BC consolida a internacionalização do festival

Com foco na Argentina, o Cinerama BC também propõe a troca de experiências em um encontro de coprodução internacional, que reunirá 24 projetos e 35 profissionais brasileiros e argentinos. Além disso, acontece o 2º encontro de produtores independentes de Santa Catarina, que terá a participação de outros 50 profissionais em discussões sobre o mercado cinematográfico. As atividades ocorrerão na unidade do Sesc da cidade.

Continua depois da publicidade

– Neste ano intensificamos esses encontros, também como uma forma de estimular a vinda de produções para Balneário Camboriú – conta o idealizador e organizador do festival, André Gevaerd.

No sábado começará a competição internacional, na qual serão exibidos 14 filmes que fazem sua première estrangeira ou nacional – selecionados entre mais de 850 inscritos. Serão sete curtas e sete longas metragens com sessões únicas às 19h e às 21h. O Cinerama BC terá ainda sessão noturna com Condado Macabro, de Marcos DeBritto e André Campos Melo, e O Amuleto, de Jeferson De.

Outro espaço para o cinema catarinense é a Mostra Catarina, que neste ano exibirá 10 obras audiovisuais, que concorrerão à Coruja de Ouro. Uma delas é Feito Torto para Ficar Direito, do também homenageado cineasta itajaiense Bhig Villas Boas. Já o Cinerama BC Vivo apresentará novos formatos e propostas distintas – a sessão Revelação, por exemplo, trará duas produções do catarinense Filipe Maliska.

Continua depois da publicidade

Agende-se

O quê: Festival Cinerama BC

Quando: de 29 de maio a 4 de junho

Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com Rua 300, Centro, Balneário Camboriú) e Sesc (Avenida Central, 360, Centro, Balneário Camboriú)

Quanto: entradas individuais a R$ 5 ou credencial para todas as sessões a R$ 45, à venda no site do festival e no Teatro Municipal.

Mais informações e programação completa: cineramabc.com.br