Santa Catarina tem cinco cidades com nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo. A classificação dos municípios permite o acesso a recursos, obras e políticas públicas do governo federal no setor.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A novidade deste ano foi a volta de Florianópolis ao Mapa do Turismo Brasileiro. No ano passado, a cidade havia deixado de enviar a documentação necessária e acabou ficando fora da relação. Agora, o município retorna à lista, e com o conceito A, a classificação mais alta do levantamento. A versão de 2024 do levantamento foi atualizada nos meses de março e abril, com envio de informações dos municípios.
Além de Florianópolis, outras quatro cidades de Santa Catarina receberam a nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro: Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema e Joinville. A classificação do Ministério do Turismo considera critérios como quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, número estimado de visitantes domésticos, internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
O Mapa do Turismo orienta a definição de políticas públicas, incluindo investimentos e obras do governo federal voltadas ao turismo, cursos de qualificação profissional e revisão de planos e estudos do setor.
Continua depois da publicidade
Municípios de SC com nota máxima no Mapa do Turismo
Outras cidades de SC
SC tem 121 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, considerando também as que receberam outras quatro classificações existentes — são 16 com o conceito B, 21 com o C, 64 com o D e 15 com o E (veja no mapa abaixo).
Leia também
Governo Lula bloqueia verba para prevenir enchentes em SC
Antecipação do Bolsa Família e juros reduzidos: veja medidas de socorro do governo federal ao RS
Gigante japonesa escolhe cidade de SC para abrir primeira filial no Brasil fora de SP