O Flamengo, atual campeão da América, será o cabeça de chave do Grupo A da Copa Libertadores de 2020. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta terça-feira (10) como será o sorteio dos grupos da competição, que ocorre no dia 17, no Centro de Convenções da entidade, em Luque, no Paraguai.

Continua depois da publicidade

A Libertadores de 2020 terá 47 participantes, dos quais 28 já classificadas diretamente para a fase de grupos, que será completada por quatro vencedores da pré-Libertadores.

A primeira fase eliminatória terá seis equipes, vindas da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, divididas em três chaves de dois.

Na segunda fase, os três ganhadores da etapa anterior se juntam a mais 13 equipes: duas do Brasil (Inter e Corinthians), duas da Colômbia, duas do Chile e uma de cada um dos sete países restantes.

Essas 16 equipes disputarão partidas de ida e volta, distribuídas em oito chaves, estabelecidas por sorteio, no qual as oito equipes com a melhor posição no Ranking Conmebol estarão de um lado, e as demais, em outro.

Continua depois da publicidade

Os oito classificados na terceira fase formam mais quatro chaves de dois, também com jogos em ida e volta, para definir os quatro que avançam a fase de grupos.

Fase de grupos

As 32 equipes (sendo 28 equipes classificadas diretamente, mais as quatro equipes oriundas da terceira fase) serão divididas em oito grupos de quatro clubes cada. Seis brasileiros entram direto nesta etapa: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico-PR e São Paulo.

A equipe campeã da Libertadores 2019 (Flamengo) será colocada diretamente como cabeça de série do Grupo A. Os demais cabeças de chave serão os sete primeiros do ranking da Conmebol, que será divulgado dia 15 de dezembro.

O segundo pote do sorteio será composto pelo último campeão da Copa Sul-Americana 2019, o Independiente Del Vale, e mais as sete equipes subsequentes do ranking.

Continua depois da publicidade

O terceiro pote será formado pelas oito times seguintes do ranking.

Por fim, completarão os oito grupos também por sorteio, as quatro equipes provenientes da fase eliminatória e mais quatro piores classificadas no ranking.

A Conmebol definiu também que dois clubes do mesmo país não podem ser sorteados para do mesmo grupo, exceto se uma delas vier da Pré-Libertadores.Portanto, não está descartada a possibilidade de Inter ou Corinthians ir parar no grupo do Flamengo.

Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas de final da Libertadores.

Mata-mata

Oitavas-de-final: os 16 classificados da fase de grupo formam oito chaves de dois, com jogos em ida e volta.

Quartas-de-final: oito times, em oito chaves de dois, jogos em ida e volta.

Semifinais: quatro times, em duas chaves de dois, ida e volta

Final: jogo único, no Maracanã, em 21 de novembro de 2020.