Um documento assinado pela chefia do centro cirúrgico do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, relata o risco de falta iminente de materiais como luvas e agulhas na unidade. Com o baixo estoque dos insumos, as cirurgias eletivas foram suspensas na instituição. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), diz que os procedimentos devem ser retomados ainda nesta quinta-feira (19).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

“Informo que os procedimentos cirúrgicos eletivos do Hospital Infantil Joana Gusmão estão suspensos temporariamente pela iminente falta de insumos essenciais como luvas, cateteres, sondas, agulhas, cânulas traqueais, entre outros”, diz o texto.

A suspensão, segundo o documento, é necessária para garantir que os procedimentos de urgência e emergência sejam realizados. “O cancelamento permanecerá até o restabelecimento dos níveis de insumos necessários para manter a segurança dos pacientes assistidos neste hospital”, continua.

Em nota, a SES informou que a aquisição dos insumos para o abastecimento do hospital está em processo final de compra.

Continua depois da publicidade

“A Gerência de Abastecimento da pasta está trabalhando para que os insumos sejam entregues à medida do necessário para a unidade”, disse.

Leia também 

Punição para quem não tomar vacina da Covid é permitida por lei, dizem especialistas

Anvisa recomenda 3ª dose da Coronavac a idosos e imunossuprimidos

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?