O Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, está com o estoque inferior ao limite desejável em seu banco de leite humano, com uma reserva de 30 litros abaixo do necessário. O espaço atende aproximadamente 30 recém-nascidos da região Oeste de Santa Catarina, que estão internados na UTI-neonatal e pediátrica, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) e Emergência.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O estoque tem em média 80 litros, de acordo com o HRO. Mas atualmente está cerca de 30 litros abaixo do necessário para atender os recém-nascidos internados. O abasctecimento do banco é mantido por mães com produção de leite excedente, que se tornam doadoras e ajudam a atingir a média de abastecimento.

FOTOS: Cidade de SC leva estrutura de “guerra” para recuperar município gaúcho

O que é o banco de leite humano

O Banco de Leite é fundamental no apoio e incentivo ao aleitamento materno, beneficiando os recém-nascidos hospitalizados, contribuindo para saúde materna e neonatal, reduzindo a morbimortalidade e mortalidade neonatal.

Continua depois da publicidade

Esses espaços são uma ação estratégica da Política Nacional de Aleitamento Materno, que busca apoiar e incentivar a causa. A política também visa coletar, processar, armazenar e distribuir o leite humano doado com segurança para recém-nascidos prematuros e que possuem baixo peso.

No Hospital Regional do Oeste, existe no espaço uma equipe multidisciplinar destinada a dar todo o suporte necessário para as mães que desejam amamentar e manter a lactação em situações especiais, como é o caso das internações ou retorno ao trabalho, por exemplo. Faz parte das obrigações do banco realizar o processamento e distribuição do leite humano recebido de acordo com a condição clínica dos recém-nascidos.

Com dívidas, gigante varejista de SC pede recuperação judicial pela segunda vez

Como doar

Podem se cadastrar para doação as mulheres que tenham bebês de até dois anos de idade, que estejam em fase de lactação e que tenham uma produção excedente. Para isso é necessário que a doadora seja saudável, não faça uso de medicamentos, álcool ou drogas. Abaixo um passo a passo de como fazer o cadastro:

  • Realizar um cadastro com histórico prévio e atual das condições de saúde, no Banco de Leite Humano, que fica localizado no 5º andar do HRO.
  • Coleta de exames laboratoriais para avaliação do cadastro e aval das doações.
  • As coletas podem ser realizadas no próprio domicílio, e o banco de leite realiza a entrega de todo material necessário para os exames, assim como as orientações pertinentes.

Continua depois da publicidade

Para quem deseja doar ou tirar dúvidas, basta procurar o banco de leite para o atendimento, através do whatsapp (49) 3321-6576.

Leia mais

Veja como coletar e doar leite materno

O segredo da cidade de SC com a maior taxa de alfabetização do Brasil