Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, foram encerrados na noite de domingo com uma cerimônia de cor e música no Estádio Omnilife. Durante seu discurso, o governador do Estado de Jalisco, Emilio González Márquez, garantiu ainda que a cidade buscará sediar os Jogos Olímpicos.

Continua depois da publicidade

Após breve desfile das delegações – o ginasta Diego Hypólito carregou a bandeira brasileira -, Márquez destacou o legado deixado pelo evento, que transcorreu sem graves incidentes de segurança, uma das principais preocupações dos organizadores diante da violência que atinge o país em decorrência do narcotráfico.

– O que construímos é confiança, orgulho e, sobretudo, reconhecimento. Queremos dizer ao mundo que o México visto aqui é aquele em que os mexicanos creem – disse Márquez.

Em seguida, o presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mario Vázquez Raña, deu as boas vindas à 17ª edição dos Jogos, que ocorrerá em 2015 na cidade de Toronto, no Canadá.

– Faço um chamado à juventude da América para nos reunirmos em quatro anos na cidade de Toronto – convocou Raña, ao passar a bandeira da Odepa ao prefeito de Toronto, Rob Ford.

Continua depois da publicidade

Após serem mostradas imagens que marcaram a competição, diversos shows animaram o público que lotou o estádio. Entre eles, Diego Torres e The Wailers. O cantor latino Ricky Martin foi o responsável pelo encerramento da festa.

Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 92 de ouro, 79 de prata e 65 de bronze. Em segundo, Cuba: 58 ouros, 35 pratas e 43 bronzes. Já o Brasil ficou em terceiro, com 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze, totalizando 141 pódios.

* Com informações da Associated Press