A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) mantém todos os sistemas de abastecimento de água operando normalmente. Mesmo assim, recomenda à população reduzir o consumo, diante da incerteza sobre a extensão dos bloqueios nas rodovias.
Continua depois da publicidade
Para abastecer quase 3 milhões de pessoas em 196 municípios, fornecendo 700 milhões de litros diários, a Companhia conta com 295 unidades de tratamento que exigem o consumo de produtos químicos. A entrega desses insumos está garantida graças ao auxílio de escoltas da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal. Caminhões carregados de sulfato de alumínio líquido, hidróxido de cálcio em suspensão e cloro gás, produtos essenciais para o tratamento da água, chegaram sábado nas estações de tratamento.
A Casan sugere fechar a torneira ao lavar a louça, escovar os dentes e fazer a barba, tomar banhos mais rápidos e usar a máquina de lavar roupa preferencialmente quando ela estiver com sua capacidade máxima. A limpeza de pátios, casas, calçadas, carros e vias não deve ser feita com mangueiras e o ideal é molhar as plantas somente com o uso de regador.