Manifestantes vestidos de verde e amarelo tomaram a Esplanada dos Ministérios na manhã deste domingo em Brasília na maior manifestação contra o governo Dilma Rousseff até agora na capital federal. De acordo com a Polícia Militar, o número de manifestantes chegou a 100 mil. As organizações dos movimentos calculam público de 200 mil pessoas nas ruas.

Continua depois da publicidade

É o dobro do registrado em 15 de março do ano passado, quando a Esplanada foi tomada por cerca de 50 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Até então esse era o maior número registrado em Brasília nos protestos pró-impeachment.

O protesto na capital federal não contou desta vez com pedidos de intervenção militar ou da volta da ditadura. O impeachment da presidente Dilma continuou sendo a principal reivindicação dos manifestantes.

Veja fotos do protesto em Brasília:

Continua depois da publicidade

Cinco carros de som conduziram a caminhada dos grupos contrários ao governo Dilma Rousseff desde a rodoviária de Brasília até o Congresso Nacional. O boneco inflável do “pixuleco” aguardava os manifestantes, que também foram às ruas defender a prisão do ex-presidente Lula.

Leia mais:

Ao vivo: acompanhe as manifestações anti e pró-governo

Horário, local e reivindicações: como serão as manifestações no domingo

Radicalização marca debate entre petralhas e coxinhas nas redes

Carolina Bahia: manifestações serão um termômetro para as negociações de oposição e governo no Congresso

Um forte esquema de segurança foi utilizado pela Polícia Militar: dois mil homens fizeram a segurança ao longo de todo o percurso, com o auxílio de helicópteros, viaturas e dois drones que sobrevoavam a Esplanada. Todas as pessoas passavam por revista ao chegar nas proximidades do Museu da República, ponto de partida do protesto. Nenhuma ocorrência foi registrada.

Continua depois da publicidade

O protesto antecedeu a instalação da comissão do impeachment, que deve ocorrer esta semana na câmara dos deputados. A oposição aguardava este domingo como forma de termômetro do apoio das ruas à cassação de Dilma.

Leia as últimas notícias do dia