O Atlético-MG venceu o Cruzeiro, por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, assegurou a classificação para a final do Campeonato Mineiro e ampliou para 11 partidas a invencibilidade diante do arquirrival.
Continua depois da publicidade
O Galo não perde para a Raposa desde julho de 2013. O triunfo alvinegro foi construído por Lucas Pratto, autor de dois gols, e Guilherme, responsável pelas assistências.
O novo camisa 9 atleticano disputou o seu primeiro clássico desde que chegou a Belo Horizonte. Nos dois primeiros confrontos entre as equipes no ano, ele não esteve em campo por conta de problemas médicos. O atleta foi decisivo, sobretudo no segundo tempo.
Antes de o argentino brilhar no Gigante da Pampulha, foi um uruguaio quem apareceu. Giorgian De Arrascaeta, meia-atacante do Cruzeiro, aproveitou falha defensiva do arquirrival e abriu o placar para o mandante.
Leia mais notícias sobre futebol
Continua depois da publicidade
E a Raposa só não ampliou na etapa inicial graças à boa marcação implantada pelos homens de defesa do Atlético. Jemerson e Edcarlos souberam anular o setor de criação adversário e evitaram que o mandante fizesse o segundo.
Diante da necessidade de melhorar o seu sistema ofensivo, Levir Culpi acionou Guilherme na vaga de Leandro Donizete e mudou o jogo. O meia-atacante foi o responsável por deixar Lucas Pratto na cara do gol, no início do segundo tempo. E o ?hermano? não perdoou. Ele acertou bela finalização no ângulo de Fábio.
O crescimento do Atlético foi ainda maior após a expulsão de Fabiano. O lateral-direito recebeu cartão vermelho por acertar Carlos com uma cotovelada e teve que deixar o gramado, o que permitiu ao visitante dominar as ações do compromisso.
As partidas poderiam ter o mesmo número de atletas em campo se Heber Roberto Lopes fizesse justiça e expulsasse Edcarlos em dividida com Leandro Damião, mas como o árbitro não fez a sua parte, o Galo voltou ao campo de ataque e novamente com a dupla Guilherme e Pratto balançou a rede.
Continua depois da publicidade
Com o triunfo, o Atlético elimina o arquirrival e disputa a decisão do Campeonato Mineiro diante de um time do Interior.
* Lancepress!