Frio na capital paulista, pouca gente no Morumbi. Primeiro tempo gelado, segundo avassalador. E assim foi a goleada do São Paulo sobre o Vasco, por 5 a 1, na noite desta quarta-feira, pela segunda rodada do Brasileirão. O herói da noite também vale destaque. Em dias de amor e ódio com o clube, Luis Fabiano marcou dois, colocando sua equipe na parte de cima da tabela: dois jogos e seis pontos.
Continua depois da publicidade
Aloísio, Carleto e Luan (contra), completaram o placar. O Vasco, após começar bem e dominando as ações, não viu a cor da bola na segunda etapa.
Outro ponto a ser destacado na vitória do time da casa foi o dedo de Ney Franco. O técnico, após perceber uma equipe sem criação e embolada no ataque nos 45 primeiros minutos, mexeu bem para a etapa final e garantiu os três pontos. Os cariocas, com erros grotescos individuais e sem nenhum poder de fogo no ataque, sucumbiram sem mostrar qualquer tipo de reação.
Primeiro tempo gelado
Os primeiros 45 minutos gelados no Cícero Pompeu de Toledo foram de dar sono. Quem esteve no estádio só não dormiu por conta do clima e de uma mísera bola na trave de Michel Alves, após belo chute de Douglas, nos momentos finais da etapa inicial.
Continua depois da publicidade
Melhor distribuído em campo nos 30 primeiros minutos, o Vasco controlou a posse de bola e foi menos sonolento. Com passes rápidos no meio, o Vasco tentou usar a força de Tenório entre os zagueiros são-paulinos. As melhores chances vieram por ali.
Enquanto isso, o time da casa tinha dificuldades na criação de jogadas. Com Osvaldo apagado – só apareceu em um cruzamento que quase enganou o goleiro vascaíno – e sem um meia “pensador” na intermediária, faltava volume de jogo. Roni, com a missão de jogar centralizado, caia pelos lados e se embolava com Silvinho e Osvaldo.
O Vasco não aproveitou o mau primeiro tempo do São Paulo, que, nos 15 minutos finais, cresceu. As bolas passaram a chegar para Luis Fabiano, que teve pelo menos duas chances de arrematar a gol. A segunda, com a defesa de Michel, levou mais perigo.
Segundo tempo quente
Ney Franco mudou no segundo tempo. Viu que as movimentações de ataque não estavam surtindo efeito. Colocou Aloísio e Maicon no jogo. O segundo, para dar mais poder de criação no meio. Saíram Roni e Silvinho, omissos até então. E a sacada do comandante surtiu efeito logo de cara.
Continua depois da publicidade
Aos seis minutos, Aloísio já havia batido uma na trave e a pressão incomodava demais a defesa do Vasco, que pouco trabalhou na primeira etapa. O jogo era outro e o gol do São Paulo começava a amadurecer.
E não deu outra. Aloísio ganhou a bola de Sandro Silva e achou Luis Fabiano sozinho. O centroavante, com um chute forte da entrada da área, não perdoou e balançou a rede aos 15. Vivendo dias de amor e ódio no clube, o camisa 9 beijou a sua aliança e comemorou comedidamente.
Oito minutos depois, Aloísio dominou na entrada da área e soltou mais uma bomba para cima de Michel, que nem chegou perto da bola. Mas a empolgação não parou por aí. Cabia mais. Carleto bateu da entrada da área e fez o terceiro, aos 27.
Dois minutos depois, o Fabuloso foi de novo para o abraço. Ele pegou rebote livre dentro da área e bateu firme. O goleiro até tentou segurar, mas a bola entrou de mansinho em seu canto direito.
Continua depois da publicidade
Rogério Ceni até falhou e deixou Dakson descontar, aos 37. Mas a noite era mesmo do time da casa. Luis Fabiano bateu prensado e, após rebatida, Luan acabou colocando para dentro e marcando contra, aos 39.
O São Paulo ainda quase fez o sexto com Aloísio, mas o placar parou por aí.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 5 X 1 VASCO
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 29/05/2013 – 19h30
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
Renda/Público:R$ 204.060,00/8.079 pagantes
Cartões Amarelos: Denílson (SAO); Fellipe Bastos (VAS)
Cartões Vermelhos: –
GOLS: Luis Fabiano, 15’/2ºT (1-0); Aloísio, 23’/2ºT (2-0); Carleto, 27/2ºT (3-0); Luis Fabiano, 29’/2ºT (4-0); Dakson, 37’/2ºT (4-1); 39’/2ºT Luan (contra) (5-1)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Carleto; Denilson (Welligton – 32/2ºT), Rodrigo Caio e Roni (Maicon-intervalo); Silvinho (Aloísio – intervalo), Luis Fabiano e Osvaldo. Técnico: Ney Franco.
VASCO: Michel Alves; Nei, Luan, Renato Silva e Yotun; Wendel (Dakson – 25/2ºT), Felipe Bastos (Pedro Ken – 16/2ºT), Sandro Silva e Alisson; Eder Luis e Tenorio (Edmílson – intervalo). Técnico: Paulo Autori.
Continua depois da publicidade