O forte volume de chuva causado pelo ciclone extropical em Joinville fez a prefeitura abrir um gabinete de crise na manhã desta quarta-feira (10). Até às 11h30, cerca de 40 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. Segundo a Defesa Civil, são pelo menos 90 ruas alagadas totalmente ou parcialmente pela cidade.

Continua depois da publicidade

> ​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O objetivo da mobilização é monitorar e acompanhar as ocorrências relacionadas à passagem do ciclone. A medida é tomada após moradores relatarem risco de deslizamento e pontos de alagamentos.

Durante o dia ainda há previsão de mais chuva. O acumulado durante a tarde deve variar entre 50 e 70 milímetros. Além disso, o pico de maré alta está previsto para às 14h, com 1,9 metro. O prefeito Adriano Silva alega que as condições climáticas devem piorar durante o dia.

– O vento pode variar entre 50 e 60 km/h. Com o pico de maré previsto para o início da tarde, a situação pode ficar ainda mais complicada. Por isso, a orientação é que os moradores acionem a Defesa Civil, pelo 199, ou os Bombeiros Voluntários, pelo 193, caso precisem de ajuda – explica.

Continua depois da publicidade

Veja as fotos do alagamento na região central de Joinville

O principal alerta é para as pessoas que moram em locais próximos de morros, já que o solo está encharcado. Segundo o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, elas devem prestar atenção na movimentação de terra, ou de árvores e postes, pois esses fatores indicam risco de deslizamento.

– A nossa orientação também é para as pessoas que não precisam transitar, que evitem fazer esse deslocamento, principalmente em áreas que sofrem com alagamento e influência de maré – aconselha.

Além disso, a Defesa Civil orienta que a população não trafegue em locais alagados e que tenha atenção redobrada com crianças próximas a rios, ribeirões e pontes.

Ciclone prejudicou serviços

Aulas

As aulas na Rede Municipal de Ensino, incluindo Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil foram suspensas na parte da tarde desta quarta-feira (10).

Continua depois da publicidade

Atendimento nos postos de saúde

As Unidades Básicas de Saúde da Família do Jativoca, Jardim Paraíso I e II, Jardim Paraíso III, Laboratório Municipal e Unidade de Atendimento Especializado vão suspender o atendimento durante a tarde desta quarta-feira. Já o atendimento na UBSF Morro do Amaral será transferido para a UBSF Jardim Edilene hoje.

Trânsito

Os agentes de trânsito estão prestando apoio nos locais mais críticos. Especificamente os motoristas que estão na rua Dr. João Colin não devem seguir para as ruas que ficam próximas ao rio Cachoeira, pois diversos pontos estão alagados.

Transporte coletivo

O transporte coletivo urbano de Joinville também está sendo afetado pelas fortes chuvas desta quarta-feira. As chuvas provocaram alagamentos em terminais e em vias que impedem o cumprimento integral de rotas e horários dos ônibus nesta quarta (10/08). Por volta das 11h30, cerca de 90% das linhas não estavam operando.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Festival Gastronômico de Joinville traz pratos de chefs em 18 restaurantes

Continua depois da publicidade

Escolas de Joinville deverão contar com mais assistentes sociais e psicólogos

Sai licença ambiental para ponte de R$ 250 milhões em Joinville