Após um dia de temporal, Jaraguá do Sul tenta se recuperar dos estragos causados nesta segunda-feira (21). A chuva forte provocou destelhamento, enchentes e até desnível em uma ponte. De acordo com a Defesa civil, foram registrados 89 milímetros em 30 minutos, uma quantidade alta para pouco tempo.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Um dos locais que foi fortemente afetado foi a padaria do comerciante José Zelindro, que teve o telhado “arrancado” pela força da ventania. Em entrevista à NSC TV Joinville, ele contou que estava dentro do imóvel quando os ventos fortes danificaram a padaria.

– Foi algo muito rápido. Começou com trovões e relâmpagos. Primeiro um relâmpago atingiu o poste de luz, mas ele não fez muito estrago. Logo em seguida, veio um vendaval repentino e levantou toda estrutura, a cobertura do estabelecimento. Nesse momento, deu muito barulho, a gente se assustou porque tava dentro do estabelecimento e não tinha noção ainda do estrago – comentou.

Pelo menos 12 bairros foram atingidos também pela falta de energia elétrica. Em nota, a Celesc explicou que o problema ocorreu “após a abertura de um dos alimentadores de energia que abastece a cidade, que fica na Subestação Jaraguá do Sul”. De acordo com a companhia, o pico da ocorrência teve cerca de 10 mil unidades sem luz.

Continua depois da publicidade

Outro estrago de impacto na cidade foi em uma ponte do bairro da Figueira, que sofreu um desnível da estrada, causando uma curva no trajeto. Além disso, o trecho também foi atingido por uma rachadura devido a força d’água nos rios da região. A prefeitura foi até o local nesta manhã e começou o processo de reforma da ponte através do uso de tratores para retirar o barro da rachadura.

Ponte desnivelada
Força da água causou desnível na ponte de Jaraguá do Sul (Foto: Hilton Maurente / NSC TV Joinville)

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Osvaldo Gonçalves, choveu 89 milímetros em 30 minutos. Entre os municípios atingidos na região, Jaraguá do Sul foi a mais afetada. Massaranduba e Guaramirim também receberam uma grande quantidade de chuva.

– O nosso sistema fluvial e a drenagem do município não suportam essa quantidade de chuva quando é imediata assim. Houve alguns pontos de alagamentos, pontuais, que sobem e logo em seguida desaparecem, mas causam danos – explicou.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Assédio, mensagens e estupro: os detalhes da condenação de médico em Joinville

Continua depois da publicidade

Presidente do JEC diz que momento é “vergonhoso” e não descarta deixar o clube

Confusão entre torcedores teria começado antes de briga em bar de Joinville; veja vídeo