O futebol amador de Joinville terá novidades para a temporada de 2019. Nove equipes desistiram das vagas que tinham asseguradas para este ano, levando a várias mudanças na composição das três divisões (confira os participantes de cada divisão no fim da reportagem). Por outro lado, quatro novas agremiações se filiaram à Liga Joinvilense de Futebol (LJF) e outras cinco licenciadas voltarão aos gramados a partir de junho.
Continua depois da publicidade
Tupy e Operário fora da Primeirona
A Primeirona teve duas baixas importantes com a desistência da Tupy, segunda maior vencedora do torneio, e o Operário. Com isso, além do acesso de Paraíba e Tamandaré, campeão e vice da Segundona do ano passado, respectivamente, subiram Santos Dumont e Fluminense do Itaum. A competição começa em 1º de junho.
O regulamento também teve pequenas mudanças. Nas semifinais, os times com melhor campanha terão a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Na final, o melhor time jogará pelo empate na Arena Joinville.
Além disso, os clubes poderão usar jogadores com 16 anos completados em 2019. Anteriormente, a idade mínima era de 20 anos. A LJF ainda vai disponibilizar de forma online as súmulas de todos os jogos.
Quatro desistências e acesso do Caxias para a Segundona
Na Segundona, que começa em 15 de junho, houve desistências de Atlético Joinvilense, Escola do Badu, Garuva e da Ponte Preta – rebaixada da Primeirona no ano passado. A solução encontrada pela Liga foi convidar os participantes da terceira divisão.
Continua depois da publicidade
Além de União do Oeste e Estrela da Praia, campeão e vice de 2018, subiram ainda Estrela do Sul, Preto 100 Preconceito, Sercos e o Caxias, um dos times mais tradicionais da cidade. O Sete de Setembro também voltou aos gramados e foi convidado para participar da competição.
Novos filiados e Serbi de volta à Terceirona
Com o acesso de seis clubes, a Terceirona ficou esvaziada para a temporada que começa em 1º de junho. No entanto, novas equipe se inscreveram para o campeonato, permitindo que o número de times e o regulamento sejam mantido igual ao da edição anterior. Em relação a 2018, apenas o Insanos permanece na disputa, já que houve a desistência de Estrada da Ilha, Napoli e Treze.
As demais equipes são os recém-filiados Atlético Pirabeiraba, Marítimo, Navegantes (Balneário Barra do Sul) e União Real. Também houve o retorno de clubes que estavam licenciados, como Atlanta, Aventureiro, União Timbé e Serbi, que já foi campeã da Primeirona.
O décimo participante é o Palmeirinha, que disputou a Segundona no ano passado, mas não participou do conselho técnico da competição neste ano e decidiu jogar a terceira divisão.
Continua depois da publicidade

Desistências sem perda de qualidade técnica
O presidente da Liga Joinvilense de Futebol, Laudir Zermiani afirma que dois fatores motivaram a desistência dos clubes neste ano. Um deles é a dificuldade financeira causada pela saída de parceiros que apoiavam os times com patrocínios. As divergências dentro da diretoria também foram preponderantes para alguns times na decisão de se afastar do futebol amador.
— Hoje para disputar um campeonato da primeira divisão é preciso um investimento alto e muita dedicação. Às vezes, um diretor fica meio sozinho na equipe e opta por desistir porque precisa de mais gente nesse processo — explica Laudir.
Segundo o presidente, a desistência de uma equipe tradicional como a Tupy gera um impacto importante para a Liga. Isso porque o clube oferecia uma das melhores estruturas de jogo da cidade e a competição passa a deixar de ter esse atrativo. No entanto, Zermiani garante que não haverá perda de qualidade técnica.
— Os jogadores que estavam nesses times que desistiram estão distribuídos nos clubes que vão participar. Não vejo queda na parte técnica. As equipes estão vindo fortes e acredito que teremos uma Primeirona bem mais equilibrada neste ano — aponta.
Continua depois da publicidade
Liga busca apoiadores para ajudar os clubes
Pensando na sustentabilidade e na manutenção da qualidade das competições, o presidente está em busca de parceiros que possam ajudar financeiramente os campeonatos realizados pela Liga. A ideia do dirigente é futuramente ter capacidade de auxiliar mais os clubes filiados no pagamento de arbitragem e material esportivo, além de criar premiações em dinheiro para os torneios.
— Estamos em busca disso, mas está difícil encontrar parceiros para ajudar porque envolve bastante dinheiro. É um trabalho que estamos fazendo para que um dia possamos fazer isso acontecer — relata.
PRIMEIRONA
Participantes
América, Chico Mendes, Fluminense, Itinga, Juventus, Morro do Amaral, Paraíba, Pirabeiraba, Santos Dumont e Tamandaré.
Primeira rodada
América x Santos Dumont
Pirabeiraba x Itinga
Paraíba x Morro do Amaral
Chico Mendes x Tamandaré
Fluminense x Juventus
Regulamento
Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em turno único. Os oito primeiros se classificam para a segunda fase e os dois últimos colocados são rebaixados para a Segundona. Na segunda fase, os times serão divididos em duas chaves de quatro equipes e se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados e cada grupo passam para as semifinais, onde os times de melhor campanha terão a vantagem de jogar por dois resultados iguais. A final será disputada em jogo único na Arena Joinville, com o time de melhor campanha tendo a vantagem de jogar pelo empate.
Continua depois da publicidade
SEGUNDONA
Participantes
Aviação, Caxias, Estrela da Praia, Estrela do Sul, Preto 100 Preconceito, Sercos, Sete de Setembro e União do Oeste.
Regulamento
Na primeira fase, os oito times se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais. Os clubes de melhor campanha terão vantagem de jogar por dois resultados iguais na semifinal e na final. O campeonato não terá rebaixamento. Os dois finalistas garantem vaga na Primeirona de 2020.
TERCEIRONA
Participantes
Atlanta, Atlético Pirabeiraba, Aventureiro, Insanos, Marítimo, Navegantes (Barra do Sul), Palmeirinha, Serbi, União Real e União Timbé.
Regulamento
Na primeira fase, os dez times se enfrentam em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais. Os clubes de melhor campanha terão vantagem de jogar por dois resultados iguais na semifinal e na final. Os dois finalistas garantem vaga na Segundona de 2020.
Continua depois da publicidade