Alvo de reclamações constantes de motoristas, a Ponte Alfredo Ítalo Remor, que liga Joaçaba a Herval d?Oeste na BR-282, começou a receber melhorias nesta terça-feira. Para garantir mais conforto aos usuários, uma nova camada asfáltica está sendo colocada em toda a extensão do traçado.
Continua depois da publicidade
A medida é paliativa e deve dar o pontapé inicial em outras promessas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). Conforme o superintendente do órgão no Meio-Oeste, Ronaldo Carioni Barbosa, até o final do ano estão previstas outras obras de alargamento e melhorias na ponte.
Na lista, está a construção de um acostamento e uma faixa exclusiva para pedestres, inclusos nos três metros extras que a ponte deve ganhar nas laterais. O projeto, que ainda não foi concluído, deve custar pelo menos R$ 10 milhões e será licitado nos próximos meses.
– A ponte está segura, com a estrutura intacta. A colocação do asfalto é mais um conforto aos usuários até o alargamento e aumento da capacidade de carga – afirma Barbosa.
O superintendente do Dnit explica que essas melhorias devem resolver um dos maiores problemas da ponte, que seria o excesso de carga que passa pelo local, uma vez que a estrutura foi projetada para suportar até 36 toneladas. Após as obras, a capacidade deve saltar para 45 toneladas por conta dos caminhões que trafegam pelo local, uma vez que a rodovia é a principal ligação entre o Oeste e o Litoral do Estado.
Continua depois da publicidade
Vistoria não apontou problemas
No ano passado, uma vistoria técnica realizada por engenheiros do Dnit atestou que a Ponte Alfredo Ítalo Remor não tem nenhum problema de estrutura, embora tenha sido inaugurada há quase quatro décadas. O laudo da inspeção também servirá de base ao projeto de melhorias.