A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) ficou em 0,07% em julho, ante 0,38% em junho, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das expectativas de analistas de mercado, que esperavam uma taxa entre 0,02% e 0,24%, com mediana de 0,09%. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,52% e, em 12 meses, a variação é de 6,40%.
Continua depois da publicidade
Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de junho a 12 de julho de e comparados com aqueles vigentes de 15 de maio a 13 de junho. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços. O IPCA é utilizado para o controle de metas de inflação do governo. Por isso, também é informalmente chamado de índice oficial de inflação.