As vendas reais nos supermercados cresceram 3,71% em 2011 na comparação com 2010, segundo divulgou nesta terça-feira a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O resultado ficou abaixo do esperado pela entidade, que era de crescimento do faturamento real de 4% a 4,5% no período.
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Somente em dezembro ante o mesmo mês de 2010, o faturamento dos supermercados cresceu 1,54%. Na relação com novembro de 2011, o aumento foi de 30,01%. Segundo a Abras, a alta de 30,01% em dezembro ante novembro já era esperada, pois o último mês do ano computa as vendas para as festas de fim de ano.
Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
– O acumulado do ano de 3,71% confirma a tendência de acomodação do mercado, com crescimento mais moderado. O resultado integra a série de cinco anos consecutivos de resultados positivos – avalia o presidente da entidade, Sussumu Honda.
Volume Já em volume, de acordo com levantamento da Nielsen, realizado a pedido da Abras, as vendas nos supermercados brasileiros tiveram alta de 1,8% em 2011, na comparação com 2010.
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Esse desempenho representou uma desaceleração no ritmo de crescimento em relação ao observado em igual período de 2010, quando as vendas subiram 6,7% sobre mesmo intervalo de 2009.
A expansão deste ano foi puxada pela comercialização de bebidas alcoólicas, com alta de 5,7%, seguida pela cesta de perecíveis, com avanço de 4%. Valor da cesta de produtos cresce 2,23% em dezembro.
O valor da cesta AbrasMercado, formada por 35 produtos considerados de largo consumo, como alimentos, limpeza e beleza, medido pela GfK, apresentou alta de 2,23% nos preços em dezembro ante novembro, para R$ 318,64.
Já na comparação com dezembro de 2010, o valor da cesta subiu 3,78%. Os produtos com maiores altas em dezembro na comparação com novembro foram feijão (7,37%), sabonete (6,10%) e peça de carne traseira (6,02%).
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No ano, esses produtos tiveram alta, respectivamente, de 10,4%, 20,1% e 4,7%. Já as maiores quedas em dezembro ante novembro ficaram com cebola, com recuo de 7,24%, batata, com -3,77%, tomate (-3,38%).
No ano, porém, a cebola e o tomate registraram alta de 13,3% e 7,1%, respectivamente, enquanto a batata acumulou queda de 5,4%. A alta da cesta AbrasMercado em 2011, de 3,78%, ficou abaixo do IPCA, que variou no mesmo período 6,5%.
Em 2010, a variação apurada pela AbrasMercado foi de 17,40%.