Nas primeiras horas do programa Alô Saúde, o atendimento pelo 0800 desafia os moradores de Florianópolis a uma espera de ao menos 20 minutos, em alguns horários. O canal foi criado pela prefeitura para dar atendimento pré-clínico por telefone, chat e videoconferência. O município informou que a demora se justifica com a sobrecarga de ligações em função do novo coronavírus.
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Uma ouvinte da CBN Diário buscou este serviço nesta terça (17) após acordar com sintomas de Covid-19 e foi orientada a procurar o posto de saúde para atualizar seu cadastro. O Alô Saúde foi lançado nessa segunda-feira (16) com a promessa de, entre outras vantagens, diminuir o número de pessoas em centros de saúde, hospitais e Unidades de Pronto Atendimento e evitar o risco de disseminação de doenças.
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Moradora da região Central de Florianópolis, uma ouvinte da CBN ligou para 0800-333-3233 e, depois de esperar por 20 minutos, não pôde receber orientações de saúde, porque seu cadastro na rede municipal não foi localizado pelo atendente.
– Acordei com as vias aéreas congestionadas e liguei para saber como proceder. Um técnico de enfermagem disse que não encontrou meu cadastro na rede pública de saúde, mas eu tenho, de outro bairro onde morei. Fui orientada a atualizar o cadastro no posto de saúde. Lá, um funcionário disse que o sistema foi trocado recentemente e meu cadastro pode ter se perdido nessa transição – afirmou.
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Ajustes
A prefeitura de Florianópolis informou por meio de nota que o Alô Saúde está sendo monitorado, que a necessidade de ajustes era esperada e que o projeto vai se adequar à demanda. Afirmou ainda que a espera pelo atendimento se justifica porque o sistema está em fase de implantação.
Conforme a secretaria de saúde da capital, a demora no atendimento é devido à sobrecarga de ligações durante a pandemia de COVID-19, além de ligações de moradores de outros municípios.
Cadastro
O Alô Saúde é destinado a moradores de Florianópolis, cadastrados em um centro de saúde. Para fazer cadastro ou atualizá-lo é necessário ir ao centro de saúde e apresentar CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Quem tiver sintomas gripais deve procurar o centro de saúde mais próximo, usando uma máscara comum, reforça a prefeitura.
Depois disso, pode receber atendimento por telefone, aplicativo, disponível para baixar no smartphone, e pelo site, www.alosaudefloripa.com.br.
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A exigência do cadastro é feita como forma de monitoramento da vigilância epidemiológica.