Décimo nono colocado na Classe 40 da Jacques Vabre, o veleiro April/Deltacalor cruzou a linha de chegada na tarde de quarta-feira trazendo a Itajaí o mais jovem entre os competidores da regata neste ano. Lionel Regnier divide o cock pit com o estreante Tim Darni, de apenas 19 anos. Juntos eles terminaram a prova no tempo de 25 dias, 16 horas, 25 minutos e 15 segundos. Ao todo, percorreram 5.713 milhas náuticas a uma velocidade de 9,27 nós – o equivalente a 17 km/h.

Continua depois da publicidade

– Foi uma experiência e tanto, eu aprendi um monte de coisas. O que mais me impressionou foi o pé d’água em Pot au Noir, um verdadeiro chuveiro – comenta Tim.

Agora faltam apenas quatro barcos completarem a travessia entre Le Havre, na França, e Itajaí. Os próximos veleiros, também com 40 pés de mastro, devem atracar em terras brasileiras até o próximo domingo.

Disputa

Continua depois da publicidade

O April/Deltacalor foi o único veleiro a chegar durante a quarta-feira. A maior movimentação aconteceu na noite de terça, quando em menos de três horas, quatro barcos atracaram em Itajaí.

O Matouba, 15º colocado, conseguiu ultrapassar o rival nos quilômetros finais para terminar a regata às 21h26min. A dupla Guillonneau Bertrand e Sébastien Audigane navegou por 24 dias, 22 horas e 12 minutos. Para comemorar a parada em Itajaí, os dois velejadores desceram do barco com a camisa da seleção brasileira. O Proximedia-Sauvez un enfant, comandado por Denis van Weynbergh e Jean-Edouard Criquioche, fechou a travessia de 10 mil quilômetros às 21h38min.

O barco Mr Bricolage terminou a Transat Jacques Vabre às 22h55min de terça, após 24 dias, 23 horas e 40 minutos de regata. Já os franceses Catherine Pourre e Goulven Royer concluíram a disputa pouco antes da meia-noite e confirmaram o 18º lugar na classificação geral da Classe 40.

Continua depois da publicidade