Um grande conhecido no cenário competitivo de eSports em Santa Catarina estará no VALORANT Champions 2021. Matheus “bzkA” Tarasconi é o coach da equipe da Team Vikings, que disputará o campeonato mais importante do circuito competitivo do novo jogo da Riot Games. 

Continua depois da publicidade

A equipe brasileira realizou um bootcamp na Espanha com objetivo de se preparar para o campeonato, que tem estreia marcada para o dia 01 de dezembro contra a equipe sul coreana/japonesa da Crazy Raccoon.

Em outubro, Matheus “bzkA” Tarasconi foi anunciado como Coach na equipe da Team Vikings
Em outubro, Matheus “bzkA” Tarasconi foi anunciado como Coach na equipe da Team Vikings (Foto: VKS/Divulgação)

Chegada de bzkA

No dia 09 de outubro, a equipe da Team Vikings anunciou que Matheus “bzkA” Tarasconi, ex-jogador da HighPower seria o novo coach da equipe. A Vikings estava sem técnico desde a saída de Anderson “faithz0r” Yabukasi e Washington “thon” Araujo ainda em setembro. Em suas redes sociais, Matheus pareceu muito feliz com o novo desafio. – “Agora como coach, estarei junto dos meninos da Team Vikings no VALORANT Champions! Muito grato pela oportunidade de mostrar o meu trabalho, e podem ter certeza que vamos fazer de tudo para trazer este título para o Brasil”.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp​ ​

O ex-jogador e agora coach, é natural de Florianópolis e começou sua carreira no Counter-Strike: Global Offensive, passando por diversos times profissionais, jogando nos Estados Unidos pela Sormborns, Vault e Gorilla Core. Em 2017, o jogador disputou o Campeonato Mundial de Paladins. Além disso, o jogador disputou alguns campeonatos universitários representando a ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

No VALORANT, bzkA disputou alguns campeonatos profissionais como a Copa Rakin, Ultimasters AOC, Esportsmaker Spike Series e as seletivas do VALORANT Challengers Brasil. Agora como coach da Team Vikings, Matheus “bzkA” Tarascon disputará o Champions contra as melhores equipes do mundo. Com isso, além de Matheus, a equipe contará com os jogadores Gustavo “gtn” Moura, Gustavo “Sacy” Rossi, Leandro “frz” Gomes, Gabriel “sutecas” Dias, Matias “Saadhak” Delipetro.

Desabafo e apoio aos PCD’s

Nas últimas semanas enquanto a equipe se preparava na Espanha para o VALORANT Champions, Matheus “bzkA” Tarasconi revelou em suas redes sociais ser portador de uma deficiência. Matheus cita ter artogripose múltipla congênita, refere-se a uma síndrome caracterizada por múltiplas contraturas articulares, de caráter estacionário, presente ao nascimento e que envolvem limitações dos movimentos e articulações. O coach afirma que mesmo sendo PCD (pessoa com deficiência), isso nunca o interferiu nos esportes eletrônicos. Abaixo a nota que Matheus divulgou em suas redes sociais.

Nas últimas semanas, Matheus “bzkA” Tarasconi revelou ser um jogador PCD e recebeu apoio da comunidade
Nas últimas semanas, Matheus “bzkA” Tarasconi revelou ser um jogador PCD e recebeu apoio da comunidade (Foto: VKS/Divulgação)

“Salve guys, já estamos no bootcamp aqui na Espanha e penso que é o momento certo para abordar este assunto. Muitos de vocês não me conhecem, eu sou o Matheus nasci com uma deficiência física artogripose múltipla congênita por ser uma doença extremamente rara, poucos médicos realmente entendiam sobre como lidar com cada caso. Nos meus primeiros atendimentos sempre disseram que eu nunca seria capaz de sequer caminhar, viveria a vida toda em uma cadeira de rodas. Tive o apoio incondicional da minha família que fez todo o possível no momento, passei por diversas cirurgias e ainda bebe conseguimos melhorar muito o meu quadro.

Continua depois da publicidade

Já conseguia ficar de pé, caminhar, demorei um pouco mais que o normal, mas consegui! Não quero me vitimizar sobre isso, mas penso que neste momento eu apenas precisava esclarecer para vocês, estarei aparecendo sempre nas atividades da VKS, para evitar quaisquer surpresas, vocês merecem esse esclarecimento.

Penso que fui o primeiro jogador PCD a participar de uma competição internacional (Campeonato Mundial de Paladins em 2017), tive uma carreira no CS:GO pela qual me orgulho muito, com diversas participações em eventos tier 2 internacionais. Já no Valorant, classifiquei para o VCT junto da HighPower, como jogador, e agora, estou no Champions Berlim com a VKS como coach.

> O sucesso dos streamers no Brasil e em Santa Catarina

> UFSC Titans conquista os Jogos Universitários Brasileiros de CS:GO

Sim, tenho muito orgulho disso tudo, sempre me escondi muito nas redes sociais, mas penso que este é um momento em que posso mostrar que dentro dos Esports não importa sua limitação física, uma comunidade que abre espaço para todos. Se você é uma pessoa com PCD, acredite, sempre! Jamais deixe falarem para você o seu limite ou até onde você pode chegar. Lute com unhas e dentes pelos teus sonhos.

A todos os meus amigos e familiares que sempre me apoiaram nessa jornada, muito obrigado! Estamos apenas começando”.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Top 5 jogadas das finais do Clash Royale e eFootball PES do TUeS

Atleta Gui da UERN é campeão do Clash Royale no Torneio Universitário de eSports

Torneio Universitário de eSports: ViniMRogato da Falkol Storm conquista o eFootball PES