Duas estradas no interior de Jaraguá do Sul e um acesso ao morro do Boa Vista, na zona urbana da cidade, continuam parcial ou totalmente interditadas por causa de deslizamentos de terra ocorridos nos últimos dias na região. As chuvas que têm caído diariamente impedem o trabalho de desobstrução das vias.

Continua depois da publicidade

A situação mais crítica é na Estrada do Manso, na região do bairro Santa Luzia, um dos mais afastados do Centro da cidade e que dá acesso a Campo Alegre, no Planalto Norte. A via foi interditada na semana passada por causa de uma série de barreiras que deslizaram sobre a pista. A queda de barreira mais grave ocorreu na quinta-feira, dia 29, a um quilômetro da Capela Santa, perto da Madeireira Goch, um dos pontos de referência na estrada. Os técnicos da Defesa Civil alertam ainda para que os motoristas evitem seguir por aquela região.

Como o terreno está muito úmido e instável, a Prefeitura tomou a decisão de não entrar com as máquinas na área mais crítica.

Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região

Continua depois da publicidade

– Concluímos que nestas condições fica difícil trabalhar e ainda há risco de novos deslizamentos com a retirada dos entulhos (pedras, galhos e lama) da estrada – disse o sub-gerente de Obras, Gilson Gramma, que esteve no local. Na manhã desta terça-feira, ele tomou a decisão de só voltar ao trabalho na região quando a encosta estiver mais seca.

– Vamos ter que esperar pelo menos uns dois dias para ver se o solo seca para reiniciarmos o trabalho – disse.

Por enquanto, há apenas rotas alternativas para os moradores da região. A orientação da Prefeitura é para que os carros e caminhões façam o contorno pelos bairros João Pessoa, Vieira, Amizade e Três Rios do Norte, dependendo da região de destino.

Continua depois da publicidade

A outra área do interior do município afetada pelos deslizamentos é a do Jaraguazinho, no limite com Rio dos Cedros.