Era uma noite fria quando pequenos flocos de neve começaram a deixar a paisagem do Planalto Norte de Santa Catarina coberta pelo branco. Ao acordarem naquela manhã gelada de 23 de julho de 2013, os moradores se emocionaram ao ver que o fenômeno, que raramente acontece na região, tinha ocorrido. Mesmo diante das temperaturas negativas, a ocasião foi motivo de festa e vizinhos se reuniram para brincar e até fazer bonecos de neve, em uma verdadeira “cena de filme.”

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme a publicação do jornal A Notícia na época, os irmãos Rogério Leandro e Rodolfo Lauro Weinert, que tinham 17 e 21 anos, estavam visitando os pais em Mafra quando notaram a grande quantidade de neve que tinha caído no quintal de casa.

Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”

Veja fotos da neve registrada na região em 2011

Continua depois da publicidade

— A gente olhou e pensou: vamos fazer um boneco para postar a foto no Facebook. Aí os vizinhos vieram participar e fizemos um grande — conta Rogério. 

Além dos irmãos, o pedreiro Euclides Müller, 56 anos, também voltou a ser criança diante da neve que caía sobre o Planalto Norte e ajudou a família na produção do boneco.

— O meu cachorro me avisou que tinha algo de diferente. Ele me acordou às 6 horas. É lindo demais — disse emocionado. 

Apesar de Santa Catarina ser o Estado com a maior frequência de ocorrência de neve do Brasil, segundo a Defesa Civil, é mais difícil que o fenômeno atinja a região e muitos dos moradores nunca tinham visto a neve cair sobre o Planalto Norte.

Continua depois da publicidade

— Morei a minha vida inteira em Mafra e nunca vi uma coisa dessas. Muitos anos atrás lembro que nevou em Papanduva — relatou ao A Notícia na época o marceneiro Jorge Martins, de 54 anos. 

Naquele fim de julho de 2013, há 11 anos, a neve caiu por alguns dias na região por conta do avanço de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo da costa, seguida de uma intensa massa de ar frio, de origem polar, pelo interior do continente sulamericano. 

As instabilidades combinadas às baixas temperaturas favoreceram a ocorrência do fenômeno em mais de 100 municípios catarinenses. No Planalto Norte, houve registros em Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e Três Barras, por exemplo. Além da neve, em Major Vieira uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a temperatura de -4,1°C na manhã do dia 24 de julho de 2013 na cidade.

É comum nevar na região?

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, a região do Planalto Norte já registrou outros eventos de neve. O evento de 2013 foi um evento excepcional, com ocorrência do fenômeno em 126 municípios catarinenses, segundo a Epagri/Ciram, bem como em cidades do centro-norte do Rio Grande do Sul e centro-sul do Paraná.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina é o estado com a maior frequência de ocorrência de neve do Brasil. Isso porque ocorre uma combinação de fatores: o estado fica situado em uma região de transição climática, com clima temperado. Por isso, frentes frias e massas de ar frio, de origem polar, são frequentes no estado, principalmente no inverno. 

Além disso, conforme a Defesa Civil, o estado possui um terreno acidentado, com morros e montanhas que, em alguns locais, ultrapassam os 1000 m, como na serra catarinense. Por isso, a Serra do Planalto Sul é a região em que mais frequentemente se observa o fenômeno e a mais propícia do Brasil para a ocorrência de neve, principalmente por conta da maior altitude. O Planalto Norte, assim como o Meio-Oeste também registram neve, apesar de ser em uma menor frequência.

Leia também

“Grapixo”, morador de SC, atravessa continentes e se emociona na interação com chineses

Novo ranking aponta cidade de SC como mais segura do Brasil; confira top 10 do Estado

Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada dentro de gaveta em Jaraguá do Sul