Com a implantação do sistema binário na região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os veículos do transporte coletivo que passam pelos bairros nos arredores sofreram mudanças. As principais foram a extinção do 185 UFSC-Semidireto e criação de três novas linhas. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

Para seguir atendendo quem sai do Centro em direção à universidade, a prefeitura criou a linha 185 Ticen-UFSC. O trajeto não é o mesmo do extinto 185 — ele percorre o Túnel Antonieta de Barros, a Via Expressa Sul e chega na UFSC pela Edu Vieira A anterior passava pela Beira-Mar Norte. A mudança foi justificada pela administração municipal como forma de diminuir o tempo do percurso em relação ao Semidireto. 

Na manhã desta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes e primeiro dia de circulação da nova linha, os ônibus saíram muitas vezes vazios do Terminal de Integração do Centro (Ticen). A opção para inauguração foi manter o quadro de horários de dias normais e não de domingo como ocorre nos feriados. 

Outra mudança foi a criação do 180 Titri – Pantanal via Carvoeira. No site do Consórcio Fênix, a justificativa é que essa rota vai atender quem quer se deslocar do terminal para à UFSC e também para os bairros próximos. 

Continua depois da publicidade

Com o binário, as duas linhas de Volta ao Morro Norte (135 e 137) foram unificadas (e os horários somados) na linha 135 – Volta ao Morro Norte via Titri. 

Já as duas linhas de Volta ao Morro Sul (136 e 138) se transformaram na linha 138 – Volta ao Morro Sul via Titri. Sendo assim, as linhas 136 – Volta ao Morro Carvoeira Sul via TITRI e 137 – Volta ao Morro Pantanal Norte via Titri serão desativadas.

Veja como ficou o trânsito com a implantação do binário

Leia também

Binário na região da UFSC é implementado; entenda mudanças

Com extinção do UFSC-Semidireto, passageiros relembram histórias do ônibus e lamentam: “Fim de uma lenda”

Continua depois da publicidade