O mirante da Serra do Rio da Rastro, bastante procurado por turistas na região mais alta de Santa Catarina, registrou movimento na manhã deste domingo (22). Para que o número de visitantes não ultrapasse 50% da capacidade, uma barreira sanitária foi montada no local. Em outras cidades como Urupema e Urubici, os pontos turísticos estão fechados em função do coronavírus.

Continua depois da publicidade

Por volta das 11h30min deste domingo, a câmera instalada no mirante mostrava dezenas de visitantes. Carros e motocicletas ocupavam boa parte da área de estacionamento, e alguns turistas estavam sem máscara. Na entrada do mirante, a barreira sanitária traz orientações, oferece álcool em gel para higienização e reforça a necessidade de respeitar as normas de segurança para evitar a propagação do Covid-19.

A barreira tem a participação de órgãos municipais de Bom Jardim da Serra, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros. A atividade é realizada pelo Grupo de Ações Coordenadas (Grac), e essa é a quarta barreira realizada no local desde o início da pandemia.

Apesar da imagem mostrar movimento considerável no local, o coordenador dos Bombeiros de Bom Jardim disse que a capacidade de 50% do número de visitantes não foi atingida. Conforme o soldado Rossi, mais detalhes devem ser afinado esta semana, para melhorar ainda mais as futuras barreiras.

– Acompanhando o monitoramento, (no momento) não está atingindo o público total que o mirante comporta. Tem menos gente do que isso, talvez nem chegue a 50%. A maior preocupação é o numero de máscaras, como ali é local aberto, a população ainda desrespeita – explica Rossi.

Continua depois da publicidade

serra
Imagem foi registrada por volta das 11h30min deste domingo (Foto: www.serradoriodorastroaovivo.com.br / Reprodução)

O prefeito de Bom Jardim, Serginho Rodrigues de Oliveira, disse que ao longo da semana o resultado das barreiras será analisado. Ele disse que se houver dificuldade em controlar o acesso de 50% do público, outras medidas podem ser tomadas. Com a colaboração dos visitantes, o que ele espera é que não seja necessário fechar o ponto turístico como ocorreu em outro lugares.

– No sábado foi tranquilo, e dentro dos locais ali o controle é bem rígido, conforme as normas. O controle da entrada é essencial, tivemos reforço no policiamento, e vamos ver como será o resultado. Se não der dessa forma, vamos ter que alterar – comentou o prefeito.