Após mais um dia de sol e tempo bom no Vale do Itajaí o nível do rio Itajaí-Açu segue descendo nas cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Em Blumenau o rio desce em nível acelerado, caindo mais de dois metros nas últimas 24 horas. Na medição das 8h desta sexta-feira a régua da Ponte Adolfo Konder marcava 6,35 metros.

Continua depois da publicidade

Já em Rio do Sul, onde a enchente foi maior, o rio ainda desce vagarosamente. Nas últimas 24 horas o nível do rio na cidade caiu pouco mais de 40 centímetros. Uma das explicações é o processo de esvaziamento das barragens do Alto Vale do Itajaí, que foram abertas nesta quinta-feira.

Em Ituporanga a estrutura tem todas as cinco comportas abertas e, em Taió, quatro estão fechadas e três abertas. As barragens atingiram mais de 80% das suas capacidades nos últimos dias.

Com a medição de 8,25 metros no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul às 9h desta sexta, a maioria das famílias que foram para os abrigos ainda não conseguiu voltar para casa. Ainda são 12 abrigos abertos na cidade e 516 pessoas desalojadas.

Unidades de ensino e de saúde em regiões atingidas pela água ainda não abriram as portas na cidade.

Continua depois da publicidade