As doses de vacina contra a gripe (H1N1) que foram liberadas a toda população de Blumenau podem ser doadas se a procura pela imunização continuar baixa. Conforme o prefeito Mário Hildebrandt, para que elas não percam o prazo de validade e tenham de ser jogadas fora, a alternativa será encaminhar a municípios menores.
Continua depois da publicidade
— Quero incentivar você, que não tomou, a fazer a vacinação. Se não houver procura, vamos encaminhar a outras cidades que têm menos, inclusive está nas normas — explicou o chefe do Executivo blumenauense.
Restam ainda cerca de 10 mil doses. O agendamento foi permitido a todo público na primeira segunda-feira deste mês (6) e deve ser feito pela internet ou aplicativo. Antes, apenas as pessoas dos grupos prioritários estavam autorizadas a receber a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como nem todas as metas foram alcançadas, sobraram 35 mil doses.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O município vacinou 91,3% dos públicos-alvos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que era de 80.734 pessoas. O único grupo que se vacinou acima do esperado foi o de idosos, com 122% de imunização.
Continua depois da publicidade
A Campanha Nacional de Vacinação chegou a ser prorrogada e durou até o dia 30 de junho, mas ainda assim a adesão foi menor que o esperado.
Como agendar
Quem tiver interesse em buscar a imunização deve fazer o agendamento pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site do sistema Pronto da prefeitura de Blumenau. Em caso de dúvidas, ligue para o Ambulatório Geral ou posto de saúde mais próximo.
> Contrato é cancelado e radares portáteis somem das ruas de Blumenau