A cobertura vacinal contra a dengue caiu para 21,2% do público-alvo em Santa Catarina na última semana, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (13) pela Secretaria do Estado da Saúde (SES). A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público, que é de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em relação à semana passada, houve uma queda de 3,3% na cobertura vacinal no Estado. A baixa é puxada pela baixa adesão no Médio Vale do Itajaí, última região do Estado a receber doses da vacina. Em duas semanas, a região vacinou apenas 2.152 crianças e adolescentes, o que corresponde a 4,5% do público-alvo.

Na região Nordeste, que foi a primeira a receber o lote de imunizantes, em 24 de fevereiro, a cobertura vacinal é de 34,86%. Já na Grande Florianópolis, que começou a vacinar em 8 de abril, 18,98% do público está vacinado até o momento.

Em todo o Estado, das 196.857 crianças e adolescentes que compõem o público-alvo, apenas 41.861 foram vacinadas até agora. 

Continua depois da publicidade

Vacinação estagnada

Há três semanas, a cobertura vacinal no Estado fica na casa dos 20%. Na semana passada, era de 24,9% do público-alvo. Na anterior, de 24,19% e, em 22 de abril, de 22%.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a baixa adesão é motivada por desinformação em relação às vacinas.

— Com a vacina da Covid, a gente teve muitas discussões e informações falsas circulando. A vacina foi colocada em xeque em muitos momentos. Foi alegada uma falta de segurança e acho que as pessoas ficaram bastante receosas, apesar das vacinas serem seguras. Mesmo essas vacinas mais novas que estão sendo incorporadas pelo SUS passaram por várias fases de estudo e têm bastante segurança — disse o diretor da Dive, João Fucks.

Leia também

Crescente em SC, maternidade 40+ impõe dilema entre relógio biológico e estabilidade financeira

Continua depois da publicidade

Voos extras emergenciais entre SC e RS começam a operar