No próximo sábado (12), será o Dia “D” da mobilização nacional contra a gripe, quando os postos estarão abertos ao longo do dia para aplicar a vacina.

Continua depois da publicidade

Segundo o Bom Dia Santa Catarina, da NSCTV, apenas 28% do público-alvo foi imunizado em Santa Catarina nesses primeiros 20 dias de campanha. Em Florianópolis, o percentual é ainda menor: 16%.

Para a gerente de Vigilância de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), Vanessa Vieira da Silva, a adesão da população precisa ser intensificada, principalmente pelas pessoas que estão nos grupos prioritários.

Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também é fundamental que as pessoas com suspeita de gripe procurem atendimento médico adequado e evitem tomar remédios por conta própria.

Continua depois da publicidade

A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 1º de junho.