O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Xanxerê, Oeste catarinense, iniciou o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue, zica vírus e chikungunya, durante os dias 11 e 13 março. Em fevereiro, o Governo de Santa Catarina publicou um decreto que institui situação de emergência em todo o Estado, em razão do aumento de casos e mortes pela doença.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Todos os quartéis pertencentes ao CBMSC em Xanxerê participaram de uma campanha, proposta pela Coordenadoria Regional de Saúde na cidade, em parceria com o grupo de ações coordenadas abrangidos pela regional de Defesa Civil. Também participaram da ação a Polícia Militar, agentes de saúde e de Vigilância sanitária, profissionais da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Defesa Civil Municipal e outros setores.

Quase 50 mil testes de dengue foram aplicados em Santa Catarina neste ano

Ao todo, foram vistoriados cerca de 22 municípios da Associação Municípios Alto Irani (AMAI) e Associação Municípios Noroeste (AMNoroeste), que correspondem as cidades de Abelardo Luz, Bom Jesus, Ouro Verde, Galvão, Jupiá, São Bernardino, Coronel Martins, São Domingos, Ipuaçu, Passos Maia, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Quilombo, Irati, Novo Horizonte, Entre Rios, Lajeado Grande, Marema, Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Xaxim.

Continua depois da publicidade

O mutirão contou com equipes e operadores de drones para realizar atividades de mapeamento de locais suscetíveis ao acúmulo de água e não acessíveis aos agentes epidemiológicos de campo.

Além disso, foram feitas visitas de inspeção em lotes e residências, serviços de remoção de objetos críticos em locais de difícil acesso e abordagem de moradores para conscientização da doença.

Veja imagens da ação contra o Aedes Aegypti

Leia também

Idosa de 91 anos é a primeira vítima fatal da dengue em Florianópolis

Dengue faz fábrica de lenços com repelente de SC aumentar produção em 10 vezes

Em estado de emergência, SC vacina apenas 12,9% das crianças e adolescentes contra a dengue