Com o aumento de quase 5 mil casos de dengue em uma semana, Santa Catarina já registra, em média, uma morte por causa da doença a cada dois dias e meio, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). São 91 óbitos desde janeiro e 103 mil pacientes positivados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O número pode crescer ainda mais no próximo boletim da Dive devido aos 9 mil casos considerados suspeitos. Quatro mortes estão em investigação.

Joinville é a cidade que concentra o maior número de pacientes. São 35.249 casos, dado que representa 33% do total de registros em todo o Estado. Florianópolis é a cidade com o segundo maior número: são 15.968 pessoas infectadas desde o começo do ano na cidade.

Na última semana, o Ministério da Saúde fez uma visita técnica ao Estado para tratar de ações preventivas devido ao próximo período sazonal da doença, concentrados nos meses mais quentes e chuvosos, favoráveis à proliferação do mosquito. O governo federal propôs um mapeamento de risco para reconhecer as regiões com maior probabilidade de transmissão.

Continua depois da publicidade

Casos de Chikungunya

O boletim da Dive ainda manteve, pela segunda semana consecutiva, em 44 o número de casos confirmados de chikungunya neste ano. Já desde o início de junho, essa é a pior temporada para a doença no estado em sete anos. Contudo, ao menos não houve óbitos pela enfermidade.

Leia também

Farmácias podem realizar exames clínicos; veja quais

Furtos de fios disparam em SC e dão prejuízo de meio milhão por mês para Celesc