Joinville vai ganhar uma Central de Hidratação 24 horas a partir da próxima segunda-feira (4). O serviço será fornecido por conta do aumento no número de pacientes com dengue, doença que causa desidratação.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Central de Hidratação vai ser instalada no mesmo prédio que abriga a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Glória, na Rua Brigada Lopes. O espaço é destinado especificamente para pacientes que já tiveram atendimento prévio em uma UBSF ou Unidade de Pronto-atendimento e lá receberam o diagnóstico de dengue, que necessitem de hidratação intravenosa e que precisam de continuidade no tratamento.
Bebê de Joinville é a vítima mais jovem a morrer por dengue na história de SC
Conforme a prefeitura de Joinville, o novo serviço terá funcionamento 24 horas, incluindo finais de semana e feriados, e contará com equipe médica, de enfermagem, de apoio e logística.
Continua depois da publicidade
Como vai ser a Central de Hidratação de Joinville
A estrutura vai contar com 20 leitos para pacientes que necessitam de atenção médica imediata, incluindo realização de exames, hidratação intravenosa e aplicação de medicação.
Como vai atender os pacientes referenciados e que já receberam diagnóstico, a Central de Hidratação 24 Horas não deve ser procurada como primeiro local para atendimento.
Embora o novo serviço funcione no mesmo prédio que abriga a UBSF Glória, ele não influenciará o funcionamento normal do posto de saúde, bem como o serviço de Unidade Sentinela que funciona no local, destaca a prefeitura.
A ativação deste novo serviço estava prevista no Plano de Contingência, que foi criado ainda em 2023, considerando a tendência para um aumento expressivo no número de casos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Bebê de um mês morre por dengue em Joinville
Jaraguá do Sul tem explosão de casos de dengue e decreta emergência
Dezoito minutos separaram morte de pai e filha por suspeita de dengue em Joinville