Apático e pressionado pelo Atlético-PR, o Botafogo foi derrotado por 2 a 0 na noite deste domingo, em Curitiba, no Estádio Durival de Britto, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, a equipe alvinegra não conseguiu recuperar a liderança da competição, ficando na segunda colocação, com 29 pontos. A derrota foi o fim da sequência invicta de oito jogos sem perder do alvinegro. O time paranaense chegou a 27 pontos, assegurando pela primeira vez neste campeonato uma vaga no G4.

Continua depois da publicidade

Os gols do Furacão foram marcados por Ederson, que chegou a 10, empatando com William, da Ponte Preta, na artilharia da competição.

Na próxima rodada, o Botafogo recebe o São Paulo, domingo que vem, às 16h, no Maracanã, pela 17ª rodada do Brasileirão. Antes, porém, o time tem um compromisso importante diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte, quarta-feira, às 21h50, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Furacão na próxima rodada enfrenta o Náutico, sábado, às 18h30, na Arena Itaipava Pernambuco.

Com Seedorf de volta, e Lima na vaga de Julio Cesar, suspenso, o Botafogo iniciou a partida no Durival de Britto sendo sufocado pelo Atlético-PR. O Furacão, empurrado por sua torcida, tentava surpreender a defesa alvinegra com os rápidos Dellatorre e Ederson. No entanto, os constantes erros de passes atrapalhavam os contra-ataques.

O Botafogo, como vem acontecendo nos últimos jogos, no primeiro tempo, não conseguia armar boas jogadas, e também com muitos erros de passes, não conseguia entrar na defesa paranaense. Apesar da pressão atleticana, o primeiro chute com perigo ao gol de Jefferson, aconteceu aos 31 minutos. Já o Botafogo, em toda a primeira etapa não deu chute sequer ao gol de Weverton.

Continua depois da publicidade

Os melhores lances ficaram para os instantes finais da primeira etapa. Aos 43 minutos, Everton cabeceou no canto esquerdo e Jefferson fez uma linda defesa. Na sequência deste lance, Dellatorre, sem marcação, ajeitou e bateu no canto. A bola bateu bonito, mas a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, aos 45, Paulo Baier, de fora da área,l arriscou e Jefferson fez mais uma boa defesa, segurando o empate.

SEGUNDO TEMPO: SUFOCO E DERROTA ALVINEGRA

Assim como terminou o primeiro o primeiro tempo, o Atlético-PR começou a segunda etapa pressionando o Botafogo. E logo com 1 minuto, após falha coletiva da defesa alvinegra, em grande jogada de Dellatorre, Ederson fez o seu nono gol no Campeonato Brasileiro e abrindo o placar.

A pressão atleticana continuava e Oswaldo de Oliveira tirou Rafael Marques, colocando Elias. Mas logo em seguida, aos 11 minutos, em nova falha de marcação da defesa alvinegra, novo gol de Ederson e o Atlético-MG fez 2 a 0. Seedorf, retornando ao time, após recuperar-se de uma pancada no joelho direito, era figura apagada em campo. Depois do segundo gol, ele passou a se movimentar e aparecer mais para o jogo.

Em busca de uma reação, Oswaldo de Oliveira tirou o volante Marcelo Mattos e colocou o atacante Alex. Mesmo assim, a equipe continuava sem ter força para reagir. Já o Furacão, depois de fazer os dois gols, se recuou e passou a tocar a bola. Para piorar a situação de dos botafoguenses, Vitinho, em jogada na área atleticana atingiu o goleiro e foi expulso de campo. Por puxar o cabelo do camisa 31, Pedro Botelho também levou cartão vermelho. No mesmo lance, Jefferson levou cartão amarelo e está suspenso na próxima rodada. Assim como ele, Seedorf foi advertido e não joga contra o São Paulo.

Continua depois da publicidade