O início da temporada 2015 do motocross brasileiro tem chamado atenção para o potencial de um jovem catarinense. Aos 19 anos, o piloto João Ribeiro, da equipe Yamaha Grupo Geração, venceu a segunda etapa da do Arena Cross, no fim do mês passado, e assumiu a liderança da competição nacional na categoria MX2 (motos de 250cc). Ele também lidera a mesma categoria do Catarinense, e é quinto colocado no Brasileiro de Motocross.
Continua depois da publicidade
Bruno Fontes encara novo desafio pela Copa do Mundo de vela
Rodrigo Jardim da Rosa vence Catarinense de Hipismo
Leia mas notícias de Esportes
Continua depois da publicidade
Nascido em Araranguá, no sul do estado, o piloto pratica motocross desde os oito anos de idade. Tornou-se profissional em 2012 e, no início deste ano, mudou-se para o Centro de Treinamento da equipe, localizado em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Treinando diariamente com Carlos Campano, atual campeão brasileiro na categoria principal, a MX1, tem evoluído fisicamente e emocionalmente.
– Cuidamos muito da parte física, pedalando e correndo, o que é bem importante. E procuro sempre aprender com o Campano, porque ele tem mais experiência e está sempre ajudando a gente. Tento aproveitar ao máximo isso- revela João.
Quando criança, o piloto se mudou com os pais para o Rio Grande do Sul, onde conquistou oito vezes o campeonato gaúcho. Agora, de volta a Santa Catarina, o atleta é destaque também no estadual, liderando a categoria MX2 e a um ponto do líder, Tauan Brenner, na MX1. Após quatro etapas realizadas, João tem a marca de seis vitórias em oito baterias disputadas.
Continua depois da publicidade
– O objetivo sempre é vencer, estar entre os primeiros. Já ganhei uma no Arena, agora é manter o trabalho e buscar melhorar no Brasileiro – finaliza o jovem catarinense.
O próximo compromisso do piloto e da equipe Yamaha Grupo Geração será em Paty do Alferes, Rio de Janeiro, onde acontece a segunda etapa do Brasileiro de Motocross 2015, nos dias 13 e 14 de junho.