Gabriel Gomez é uma criança de 10 anos, com 1m42cm de altura, um “pinguinho de gente”, mas com um currículo invejável pela pouca idade e pela desenvoltura de sobra para falar sobre o que mais gosta: o automobilismo. O catarinense, natural de Florianópolis, é uma das promessas do kart no país. O pequeno piloto, atual campeão brasileiro, está na final da categoria “Revelação” do Capacete de Ouro, premiação considerada o Oscar do Automobilismo, que ocorre nesta quinta-feira à noite, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Gabriel começou a se interessar pelos carros desde cedo. Filho do ex-piloto Leandro Gomez, pedia para acompanhar os treinos e andar no colo do pai e, quando tinha apenas três anos, ganhou o seu primeiro kart. Um ano depois, já treinava três vezes por semana, até chegar a primeira competição, com cinco anos, na pista de Interlagos.

Esta é a primeira vez que o menino é indicado para o Capacete de Ouro, que neste ano chega a sua 20ª edição. Com pontuação máxima no ranking do Capacete de Ouro e 13 vitórias conquistadas ao longo do ano, Gabriel pode ser considerado favorito à premiação. Quem vota no campeão é um colégio eleitoral formado por jornalistas, fotógrafos e especialistas no esporte.

– A gente ficou muito feliz, porque ele está se dedicando ao extremo. Ele está nessa vida louca de São Paulo, Florianópolis, esse ano foram 25 corridas e tem mais duas ainda em São Paulo, que valem título – comemora Leandro, o papai coruja.

Continua depois da publicidade

Ganhando ou não, o pequeno não esconde a felicidade que está sentindo em poder participar da premiação. Para ele, o ano de 2016 vai ficar marcado como o mais importante da sua carreira.

– Venho somando pontos desde o começo do ano, consegui várias vitórias e estou muito feliz com a indicação. Foi um ano muito bom, estou muito focado e com bastante confiança – vibra o piloto.

Apesar de ser manezinho e morar na Ilha de Santa Catarina, Gabriel treina e faz a maioria das competições em São Paulo. A rotina é dividida entre as tarefas da escola, as reposições das aulas perdidas, treinos no simulador e academia com supervisão de um instrutor. Com responsabilidades de gente grande, o jovem atleta já sabe o que vai ser quando crescer.

Continua depois da publicidade

– Eu não quero continuar no kart, mas quero automobilismo americano como Náscar ou Fórmula Indy, são os meus dois sonhos. Garanto que um dia eu vou ter condições de chegar lá – planeja Gabirel.

Mais cinco catarinenses estão na final

Santa Catarina estará com mais cinco representantes no evento desta quinta. Além de Gabriel, Cláudio Simão, Rafael Túlio, Vicente Orige, Eduardo Berlanda e Wanderlei Berlanda têm chance de sair com a premiação embaixo do braço (veja na lista no final da matéria).

Os irmãos Berlanda têm mais anos de carreira do que Gabriel, mas também estão sendo indicados pela primeira vez. Natural de Chapecó, a dupla confessa que não esperava estar entre os finalistas da categoria Nacional. A trajetória de Eduardo Berlanda é longa. Com 30 anos, há 19 ele se dedica ao automobilismo. Começou no kart, passou pela velocidade na terra, Stock Car Light e Stock Car.

Continua depois da publicidade

– Ficamos sem palavras, sempre ouvia falar do Capacete de Ouro, mas não tinha lido as regras, e começamos a ver que a nossa pontuação era boa. Ficamos muito felizes porque os demais pilotos andam sozinhos, eles conseguem treinar mais, e nós, por dividirmos os treinos, se torna muito mais difícil – explica Eduardo Berlanda.

Confira as categorias e pilotos finalistas da edição 2016

Fórmula 1

Felipe Massa

Felipe Nasr

Fórmula Indy

Helio Castroneves

Tony Kanaan

Internacional Top

Lucas Di Grassi

Christian Fittipaldi

João Paulo de Oliveira

Internacional

Matheus Leist

Victor Franzoni

Nicolas Costa

Stock Car

Felipe Fraga

Rubens Barrichello

Max Wilson

Fórmula 3

Matheus Iorio

Guilherme Samaia

Thiago Vivacqua

Brasileiro de Marcas

Nonô Figueiredo

Vicente Orige (catarinense)

Thiago Marques

Mercedes-Benz Challenge CLA 45 AMG

Arnaldo Diniz Filho

Fernando Fortes

Luiz Carlos Ribeiro

Mercedes-Benz Challenge C250

Peter Michael Gottschalk

Cláudio Simão (catarinense)

Fábio Scorpioni

Fórmula Truck

Felipe Giaffone

Paulo Salustiano

Diogo Pachenki

Nacional

Luca Milani

E. Berlanda/W. Berlanda (catarinenses)

Lico Kaesemodel

Rally

U. Bertholdo/M. Dalmut

R. Malucelli/G. Bordin

Rafael Túlio (catarinense)/C. Valandro

Off-Road

C. Baumgart/B. Andreotti

G. Spinelli/Y. Haddad

R. Varela/G. Gugelmin

Kart

João Rosate

Fernando Guzzi

Marcel Coletta

Revelação

Gabriel Gomez (catarinense)

Rafael Câmara

Enrico Martins