Porto Alegre registrou a maior taxa de inflação semanal na terceira semana de novembro, segundo cálculo do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta terça-feira, dia 26. O índice registrado na capital gaúcha foi de 0,97%, o que significa um aumento de 0,13 ponto percentual em relação à semana anterior e 0,3 ponto percentual a mais que a média nacional.

Continua depois da publicidade

Na semana anterior, bergamota e tomate haviam puxado taxa para cima

Os principais responsáveis pela taxa são a habitação (de 1,43%, na semana anterior, para 1,76%, nesta semana) e o vestuário (evolução de 0,37% para 1,43%), que mostraram crescimento em suas taxas de variação. O índice detalhado mostra que itens como a tarifa de eletricidade residencial, a bergamota e os alimentos congelados puxaram o índice para cima.

Recife foi a única capital analisada pela FGV que apresentou índice acima da média nacional, com 0,8% (queda de 0,5 ponto percentual em relação à semana anterior). Rio de Janeiro (0,65%), Brasília (0,65%) e São Paulo (0,6%) apresentaram taxas menores que a média nacional.

Continua depois da publicidade