O Governo de Santa Catarina reforçou a necessidade de cumprimento das regras sanitárias de combate ao coronavírus. O apelo foi feito em declaração do secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, divulgada nesta sexta-feira (20).
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: veja o avanço da pandemia em SC
— Cada vez que nos descuidamos por parte da sociedade, e até por parte dos próprios gestores, estamos sujeitos a essa agressão do vírus — declarou o secretário.
Santa Catarina tem registrado um agravamento da pandemia nas últimas semanas. O Estado soma agora 21.536 casos ativos da doença, conforme dados desta quinta (19) – o número mais alto de pacientes em tratamento desde o início da pandemia.
São 311,3 mil casos confirmados desde março e mais de 3,4 mil mortes provocadas pelo coronavírus. Além disso, segundo a última atualização do mapa de risco do governo, há 3 regiões em alerta gravíssimo e 13 em risco grave para a Covid-19.
Continua depois da publicidade
— Ainda é difícil mensurar a gravidade desse momento, o que percebemos é que hoje nós temos muito mais casos ativos do que nós tínhamos em agosto. Isso ainda não se refletiu em óbitos, felizmente — disse o secretário.
> Análise: Mapa de risco camufla alta na transmissão de coronavírus em SC
Conforme Motta Ribeiro, o alerta para o cumprimento das regras se refere aos flagrantes de desrespeito às regras de prevenção e combate à doença observadas, principalmente, nos últimos dois feriados prolongados.
Ainda segundo o secretário, o cumprimento dos regramentos apresentados é suficiente para a contenção da propagação do vírus.
— Nós temos que entender que se reunirmos 5 mil pessoas, por exemplo, há a possibilidade de 100 mil pessoas serem contaminadas na sequência dos dias que se seguem. É esse o cálculo matemático. Eu entendo a dificuldade porque é muito tempo de enfretamento à pandemia, mas as festas domiciliares com 30, 40 pessoas sem uso de máscara e distanciamento acaba proliferando o vírus — disse.
Continua depois da publicidade
> Veja o que pode e o que não pode em cada região de SC conforme o mapa de risco de coronavírus
O governo também destacou que está buscando ampliar a fiscalização e que vem trabalhando em conjunto com o Grupo de Acidentes e Catástrofes (GRAC) e com órgãos de segurança e vigilância pública tanto estudais quanto municipais.
Uma das ações destacadas pelo governo é a implantação do projeto Vigia Covid, em que a população recebe orientação sobre qual órgão deve ser contatado caso identifique atitudes que descumpram os regramentos impostos.
Ainda nesta sexta-feira governo de Santa Catarina anunciou um plano de contingência contra coronavírus voltado para a temporada de verão. Em entrevista ao Jornal do Almoço desta sexta-feira (20), na NSC TV, o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que a intenção do plano é trazer “o máximo possível” de segurança para população.
Segundo Motta, o plano está sendo elaborado por agências do governo em parceria com setores empresariais como o hoteleiro e o de lazer. A ação busca preparar medidas diante do esperado aumento de pessoas em Santa Catarina durante a alta temporada.
Continua depois da publicidade