O rio Itajaí-Mirim, que corta a cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, voltou a subir nesta segunda-feira. Depois do período de chuva forte na última semana, com inundações em algumas regiões do município, novamente foram registrados alagamentos. Para atender a população, a Secretaria de Saúde montou uma equipe médica para assistência na Arena Multiuso.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Lages registra em um dia mais chuva do que o esperado para o mês inteiro
A partir do meio-dia desta segunda-feira, os atendimentos nas unidades básicas de saúde serão suspensos por conta das inundações. Com isso, todos os serviços estarão concentrados na arena. As consultas previamente marcadas devem ser reagendadas nas unidades.
Continua depois da publicidade
Com a chuva intensa das últimas horas, a qualidade da água bruta ultrapassou o limite de tratamento na cidade e os bairros Dom Joaquim e Volta Grande devem ficar sem água nesta segunda-feira. Na metade da manhã, o Itajaí-Mirim atingiu 7,36 metros, volume maior que o registrado na última quinta-feira, quando o rio chegou a 7,14 metros.
Segundo a Defesa Civil do município, até o momento, nove deslizamentos foram informados ao órgão. Entre os bairros mais atingidos estão Cedrinho, Águas Claras, Dom Joaquim, Poço Fundo, Azambuja, São Pedro, Limeira e Centro. Os moradores das residências afetadas foram levados aos parentes mais próximos e, até o momento, nenhuma família está no abrigo.
A previsão dos técnicos é que depois das 17h o nível comece a baixar novamente. No entanto, as projeções estão condicionadas às chuvas nas cidades de Botuverá e Vidal Ramos. Por volta de 7h voltou a chover em Vidal Ramos, e o rio na localidade mantém o nível com 4,13 metros.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Chuva volta ao Estado e causa alagamentos em SC
Defesa Civil de SC está em alerta diante da previsão de altos volumes de chuvas
Defesa Civil emite alerta para quatro cidades de Santa Catarina
Maio de 2017 foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos em Santa Catarina
Nova previsão de chuva mantém preocupação em Blumenau