Parece a Nova Rússia, mas na verdade é o Encano, em Indaial. Com um ambiente parecido com o da região Sul de Blumenau, o ribeirão margeado pelas ruas Lorenz e Reinhold Schroeder recebe milhares de visitantes que estão à procura de refresco nos dias quentes.
Continua depois da publicidade
Gratuito e com dezenas de pontos considerados tranquilos para banho, o Encano é opção para famílias e grupos de amigos que buscam nas águas limpas e com curso pedregoso momentos de lazer. Ano após ano, o local costuma atrair pessoas de todas as faixas etárias, justamente em uma cidade que leva no hino a expressão "terra quente do Verde Vale" – e não é por acaso.
A distância do Centro de Blumenau para o Encano é de cerca de 21 quilômetros. Lá é possível "apenas" curtir as águas, já que por conta da mata ciliar é difícil encontrar espaço para fazer piqueniques, por exemplo. O alerta é para evitar acidentes. Embora seja uma região tranquila, mortes por afogamento já ocorreram na região. Se precaver e evitar locais em que haja risco é essencial para que facilidades não ocorram.
Curiosidade: é possível acessar a região pela Rua José Reuter, em Blumenau, embora não seja o caminho mais prático. O jeito mais fácil de chegar ao local é pela Rua Dr. Blumenau, chamada carinhosamente de Estrada Velha, que é uma continuação da Rua Bahia. Logo após o limite entre duas cidades, são 5,3 quilômetros até as duas vias que dão acesso ao Encano (confira abaixo).
Alerta dos moradores
O alerta é quanto ao local onde deixar os carros – em grande parte da via o estacionamento de veículos é proibido. Outro ponto que os moradores questionam é quanto à educação dos visitantes: muitos nem sequer recolhem o lixo produzido durante a estadia na região do Encano. Aí não, né?
Continua depois da publicidade