O município de Tijucas enfrenta problemas com abastecimento de água desde as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último dia 16. A cidade teve rompimentos na adutora principal e registrou baixa pressão nos encanamentos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o prefeito de Tijucas, Maickon Sgrott (PP), o município enfrentou sete rompimentos na tubulação. O sistema foi instalado há quase 30 anos e já não atende mais à demanda da cidade.
— Nós temos água de sobra. A caixa está lá transbordando. O problema está nas adutoras e na falta de pressão desse encanamento, na entrada da cidade —, afirmou o prefeito em entrevista à NSC TV.
O presidente da Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae-Tijucas), Fernando Steil, explicou que o município sofre devido à idade da rede. Conforme a cidade reabastece o sistema, as adutoras estouram. Ele afirmou que a Samae prevê a instalação de um pressurizador, nos próximos dias, que garantirá maior estabilidade no fornecimento.
Continua depois da publicidade
— O equipamento é um paliativo para que, posteriormente, possamos construir uma nova adutora, a fim de atender a população do jeito certo. Assim, teremos um sistema recente, que não sofrerá com tantos rompimentos, e ainda teremos a antiga, que servirá em casos de manutenção —, explicou o presidente da Samae-Tijucas, também em entrevista à NSC TV.
O prefeito ainda afirmou que a nova adutora terá 500 milímetros, ao contrário da atual que é de 300 milímetros. Ele se desculpou pelo ocorrido e afirmou que está assumindo a responsabilidade, mesmo sendo novo no cargo. Sgrott assumiu o mandato em 1° de janeiro.
Veja a nota da Prefeitura de Tijucas
No fim da tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, o prefeito Maickon Sgrott se pronunciou sobre os problemas no abastecimento de água que têm afetado bairros de Tijucas. Ele destacou os desafios enfrentados e anunciou as medidas emergenciais e definitivas em andamento para solucionar a situação.
De acordo com o prefeito, a adutora principal, e a tubulação, instalada há quase 30 anos, já não atende mais à demanda da cidade e sofreu seis rompimentos recentemente, levando o fornecimento de água a zero em bairros como Bosque, Mata Atlântica e Jardim Progresso.
Continua depois da publicidade
Como medidas emergenciais, equipes têm trabalhado sem interrupção para pressurizar a rede e distribuir água por caminhões-pipa. Além disso, a instalação de um pressurizador (booster), prevista para os próximos dias, garantirá maior estabilidade no fornecimento.
Para uma solução definitiva, a Prefeitura já planeja a construção de uma nova adutora que conectará o sistema de tratamento da Itinga à entrada do bairro Joaia, modernizando o abastecimento e garantindo água de qualidade e pressão para toda a população.
“O trabalho está sendo feito com muita dedicação para que Tijucas não enfrente mais essa realidade. Em breve, a água chegará às casas com a qualidade e a pressão que a população merece”, afirmou o prefeito Maickon Sgrott.
A Prefeitura reforça seu compromisso em resolver os problemas no abastecimento e continuar priorizando o bem-estar dos cidadãos.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia mais
Chuvas continuam em Santa Catarina nesta quinta-feira, com chances de temporais e rajadas
Alerta em tempo real: saiba como funcionam os sistemas de SMS e Defesa Civil Alerta
Com salários de até R$ 15 mil, cidade de SC abre processo seletivo para 16 cargos