Com a instalação da fábrica da BMW no Estado, o sonho de ter um modelo poderá se tornar realidade para muitos catarinenses. A redução do valor dos automóveis poderá ser de 15% a 40% nos modelos Sedan Série 3, Hatch Série 1 e X1 Crossover que serão produzidos em SC.

Continua depois da publicidade

A intenção da companhia é competir no segmento de sedãs médios, com preços a partir de R$ 70 mil. Hoje, o X1 custa R$ 137 mil, o Série 1 R$ 115 mil e o Série 3 R$ 129 mil. Os importadores poderão ter direito a desconto no IPI, flexibilização na exigência de conteúdo nacional e criação de cotas para os importadores.

Conheça os modelos

Sedan série 3 (preço médio de mercado – R$ 129 mil)

Continua depois da publicidade

Conhecido pelo codinome F30, o modelo é o mais eficiente da linha já produzido pela marca. Está 93 mm mais comprido, o que proporcionou um aumento entre-eixos de 50 mm e maior conforto aos ocupantes. São 15 mm a mais para as pernas do motorista e passageiro da frente e 8 mm a mais para os ocupantes traseiros.

Além disso, outra novidade é a gama de motores. O Série 3 será vendido agora com quatro opções de motorização: duas a gasolina e duas a diesel. Estarão disponíveis duas transmissões, uma manual de seis marchas e uma automática com oito velocidades. Todas as versões têm tração traseira.

A lista de equipamentos de série inclui suspensão adaptativa, head-up display, sistema de infotainment ConnectedDrive, piloto automático ativo, assistente de estacionamento, informações de trânsito em tempo real e sistemas de alerta ao motorista.

Continua depois da publicidade

Hatch Série 1 (preço médio de mercado – R$ 115 mil)

O carro terá ligeiro aumento no entre-eixos e bitolas, para ganhar em comprimento e largura. Entre-eixos e bitolas ficarão maiores para ganhar espaço. Entre os motores, os quatro-cilindros terão cilindrada entre 1,4 litro e 2 litros, com sobrealimentação por turbocompressor e injeção direta de combustível. Serão os mesmos propulsores desenvolvidos em parceria com a PSA Peugeot Citroën para ser utilizados no Mini e em alguns modelos das marcas francesas. Os seis-cilindros serão mantidos.

Recursos como o sistema Start&Stop (que desliga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, e o religa tão logo o motorista acelere) e freios regenerativos deverão ser oferecidos também. A mudança no hatch se estenderá ao restante da família. Há também planos de lançar uma versão perua para o Série 1.

X1 Crossover (preço médio de mercado – R$137 mil)

O utilitário esportivo tem visual quase idêntico ao do carro-conceito apresentado na última edição do Salão de Paris, realizada em setembro de 2008. A dianteira exibe a tradicional grade em forma de rim, mas em tamanho ligeiramente maior do que os outros modelos da marca. Os faróis têm formato arrojado e há vincos por todos os lados, conferindo mais volume e agressividade ao carro.

Continua depois da publicidade

A lateral lembra o X3, especialmente no formato da janela traseira. Um vinco na parte inferior das portas segue o formato dos para-lamas, que possuem molduras na cor preta, como na maioria dos off-roads.

A traseira conta com lanternas de formato inédito, que compõem um visual mais esportivo e limpo. O destaque vai para a seção inferior do para-choque, criando um belo contraste com o restante da carroceria. Acima das saídas de ar-condicionado, fica uma tela de LCD, que exibe informações do sistema de navegação por satélite (GPS) e do iDrive, responsável por controlar diversas funções e ajustes do veículo.