Agora sim o Maracanã está com cara de estádio. Nesta terça-feira, o consórcio Odebrecht/Andrade Gutierrez finalizou a instalação da cobertura. Para isso, vieram ao Brasil 20 técnicos e alpinistas europeus, que contaram com o apoio de 122 funcionários locais para colocar as 120 membranas de teflon e fibra de vidro.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, apenas subindo em um helicóptero para conferir o andamento da obra. Até agora a Empresa de Obras Públicas do Rio autorizou a entrada apenas de alguns veículos de comunicação no local. A idéia é passar uma imagem positiva da reabertura, marcada para o dia 27 de abril, em uma partida com times que serão escalados pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

O objetivo é também tentar faturar politicamente, por isso o vice-governador Luiz Fernando Pezão tem sido escalado para as entrevistas sobre o estádio, em uma clara tentativa de alavancar a sua candidatura para governador em 2014. Foi dele o rápido desmentido sobre possibilidade de fechamento do Maracanã após a Copa do Mundo para obras de adequação para a Olimpíada. Pezão não vê necessidade de reforço na estrutura da cobertura para colocação de um placar pendurado no meio do campo, já que acabaram de ser colocados quatro telões nas laterais.

Sobre os equipamentos de som, luzes e fogos em cima da lona para as festas de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, Pezão entende que o Comitê Rio 2016 é que precisa se adaptar ao Maracanã, não o contrário. Agora é esperar para cobrar.

Continua depois da publicidade