Em busca da inédita medalha em Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira feminina de handebol fará uma série de três amistosos, que vai marcar a reta final da preparação da equipe antes das disputas no Rio de Janeiro. Hoje as meninas enfrentarão a seleção da Holanda, porém, o horário não foi confirmado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Continua depois da publicidade

Isso porque o técnico dinamarquês Morten Soubak preferiu fazer mistério e fechar os portões do ginásio do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no bairro da Urca. Já a segunda partida contra a Holanda, no domingo, em Cabo Frio (RJ), às 12h, vai ser aberta para público e imprensa. O outro amistoso fechado será diante da Argentina, também no CCFEx.

A blumenauense Eduarda Amorim, a Duda, é uma das 15 jogadoras que se apresentaram na quinta-feira da semana passada, justamente quando faltavam pouco mais de duas semanas para a estreia na Olimpíada do Rio. Ela disse que por conta do atual momento de todas as atletas, o grupo está motivado e sabe que essa é a hora de trazer uma medalha para casa.

– A gente sabe que provavelmente é a nossa única oportunidade de ganhar uma medalha olímpica, quem sabe até de ouro. Daqui a quatro anos nós não estaremos nas mesmas condições de hoje, por isso precisamos aproveitar – defende a armadora.

Continua depois da publicidade

A Seleção Brasileira já fez cinco amistosos desde o início do ano – quatro em solo europeu e um na Arena Carioca. Duas vitórias e duas derrotas nas partidas contra Dinamarca e Eslováquia, e um triunfo sobre a Suíça, no último amistoso antes da folga das jogadoras, em junho.

Caminho será difícil nos Jogos Olímpios

Na olimpíada, o time brasileiro pôde escolher o grupo e optou por ficar naquele que – teoricamente – é o mais complicado (confira a tabela abaixo) para evitar confrontos difíceis logo no início da segunda fase. As meninas vão encarar no seu grupo nada mais, nada menos, que as três medalhistas em Londres-2012: Noruega, que é atual campeã mundial e bicampeã dos Jogos; Montenegro, prata na última olimpíada, e Espanha, que ficou com o bronze há quatro anos. Completa a chave das meninas do Brasil a Angola, 11 vezes campeã africana, e a Romênia (3º colocado no Muindial de 2015 e algoz da eliminação do Brasil nas oitavas de final). A estreia brasileira será no dia 6, contra as norueguesas, às 9h30min.

TABELA DE JOGOS:

06/08 | 9h30min | Brasil x Noruega

08/08 | 16h40min | Brasil x Romênia

10/08 | 9h30min | Brasil x Espanha

12/08 | 9h30min | Brasil x Angola

14/08 | 9h30min | Brasil x Montenegro