Ruas alagadas marcaram a manhã desta sexta-feira (17) em bairros da zona Sul de Joinville. Apesar do transtorno, não foram registradas outras ocorrências. A Defesa Civil mantém o alerta de que ao longo do dia chuvas volumosas devem atingir novamente o município, com aviso de picos de maré.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Por volta das 6h da manhã desta sexta-feira, algumas ruas dos bairros Fátima e Itaum registraram pontos de alagamento na zona Sul da cidade. Segundo a prefeitura, nas últimas 24 horas o acumulado de chuva foi de 90 milímetros. A combinação da chuva volumosa com o pico de maré resultou nos alagamentos.
VÍDEO: Cratera gigante engole BR-101 e bloqueia entrada para Governador Celso Ramos
De acordo com a Defesa Civil, com a trégua da chuva e a maré já baixa, antes das 8h da manhã a situação já estava normalizada. Não foram registradas ocorrências de alagamento em residências.
Continua depois da publicidade
Entretanto, o alerta da Defesa Civil se mantém até a noite desta sexta-feira (17), com possibilidade de chuva volumosa ao longo do dia. Os picos de maré estão previstos para 14h e 18h com 1,5 metro.
Por conta desta situação, o Plano de Contingência (Plancon) da prefeitura permanece em nível Amarelo, indicando que há risco de situações como alagamentos devido às chuvas volumosas e persistentes.
Recomendações para a população
Devido ao acumulado de chuva das últimas horas, quem mora perto de encostas e morros deve redobrar a atenção para o risco de deslizamento de terra. Em caso de inclinação de árvores e postes, rachaduras nas paredes ou muros e água barrenta descendo pelo morro, a orientação é deixar o local imediatamente e comunicar a Defesa Civil.
Em caso de alagamento, não se deve trafegar em locais com acúmulo de água, nem passar em pontes que podem ter a correnteza da água aumentada.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo número 193.
Cidades de SC decretaram situação de emergência
A forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que dez cidades catarinenses decretassem situação de emergência. Os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias nos municípios de Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Tijucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
Veja fotos dos transtornos
O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pelas tempestades.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
SC dispensa “por hora” Defesa Civil Nacional
Pescador morre arrastado pela correnteza após fortes chuvas em Governador Celso Ramos
Balneário Camboriú e Itapema ainda têm ruas alagadas, impactos na saúde e pessoas em abrigos