O 10º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) chega a sua segunda e última semana com atrações que prometem ser concorridas. Se na primeira semana de evento as entradas gratuitas esgotavam-se poucas horas após a liberação, a expectativa para os últimos dias é de lotar as salas de apresentações, tanto para os Grandes Concertos, série de gala do festival, quanto para as demais apresentações noturnas – a programação começa às 18 horas e conta com atrações a cada hora até às 20h30.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira, o palco do Grande Teatro da Scar recebe as cordas como atração principal. A série Grandes Concertos apresenta Strauss, Herzogenberg, Kodaly e Brahms, interpretados pelo Arianna String Quartet e pelos professores Richard Young (viola), Gordon Hunt (oboé), Fany Solter (piano), Richard Roberts (violino), Ole Bohn (violino). No Pianos Masters, a terça-feira é dedica a Frederic Chopin e o Momento Springmann executa Prokofiev e Schubert.
Na quarta-feira, a noite de gala conta com a Orquestra de Harpas, sob comando das professoras Rita Constanzi e Marcela Mendez, dividindo a noite com o Grupo de Metais, regido por Luiz Lenzi. Na quinta-feira, a grande novidade inaugurada na décima edição do Femusc apresente os resultados dos cursos. Alunos e professores do canto lírico sobem ao palco para uma Noite de Ópera, cantando peças clássicas de Bizet, Mozart, Verdi e Offenbach, entre outros.
Já a sexta-feira reserva uma das noites mais aguardadas do festival. A interpretação de Carmina Burana, de Carl Off, pela Orquestra Sinfônica do FEMUSC, é um dos grandes destaques nos 14 dias de programação do Femusc. Além da memorável peça, a 5ª Sinfonia de Beethoven será apresentada. Já o encerramento, no sábado, terá novamente a Mega Orquestra do Femusc no palco. Quem quer apreciar os últimos dias de Femusc não pode perder tempo. As entradas são disponibilizadas sempre dois dias antes de cada apresentação e costumam esgotar até o meio da tarde.
>> Leia as últimas notícias sobre Jaraguá do Sul e região no AN.com.br
Continua depois da publicidade
>> Confira os dez melhores momentos dos dez anos de Femusc
Estreia búlgara
Festival de muitas nações, que chegou a sua décima edição com 60% dos participantes estrangeiros, o Femusc conta neste ano com a primeira visita de musicistas da Bulgária. São quatro representantes do país dos Balcãs, que inauguram a participação dessa nacionalidade no festival. Tomina Parvanova é harpista e vive nos Estados Unidos e veio pela primeira vez ao Brasil para acompanhar o programa ProMusc, voltado a reciclagem de profissionais que já atuam em orquestras. As demais participantes são jovens que vieram em papel de destaque para o evento.
Helena Minkova, 20, Vyara Hristova, 19, e Benita Dzhurkova, 27, todas violinistas, integram a Nicholls Camerata, orquestra residente do 10º Femusc. Foi através do convite feito ao grupo americano que elas chegaram ao evento – todas moram nos Estados Unidos, em busca de melhores oportunidades musicais. Lá, estudam com James Alexander, diretor da Camerata.
Benita é a búlgara que estuda há mais tempo nos Estados Unidos. A jovem vive lá há quatro anos e já encaminha um mestrado em violino – além disso, conta que está realizando ensaios em canto, mais como hobby do que como carreira, mas área na qual considera se aventurar. Já Helena está completando quatro anos no país, onde completou o ensino escolar para então entrar em uma universidade de música. Vyara é a novata do grupo, morando nos Estados Unidos desde agosto do ano passado e ainda se adaptando às terras estrangeiras.
Para as três, deixar o país natal foi um desafio encarado com naturalidade – afinal, apesar da tradição musical búlgara ser intensa, as oportunidades de carreira são mais fortes nos Estados Unidos e na Europa. Foi no berço búlgaro, porém, que as três encontraram sua vocação. Tocando música desde os 6 ou 7 anos, já que no país o ensino musical é tradicional e parte da grade escolar, a escolha pela profissionalização foi apenas um passo a mais, dado a partir dos incentivos recebidos quando crianças.
Continua depois da publicidade
No Brasil pela primeira vez, as jovens encontraram um ambiente acolhedor.
Gostaram da comida – em especial das frutas -, da atmosfera, da amizade e hospitalidade dos brasileiros. E, como os tantos jovens músicos buscam no Femusc aperfeiçoamentos, descobriram aqui grandes mestres, em duas semanas de intenso aprendizado. Se possível, elas adiantam: no ano que vem querem voltar. .
Agende-se
Confira a programação desta terça-feira
9 horas
Femusc no Hospital São José.
12 horas
Femusc no Shopping.
15 horas
Femusc no Hospital São José.
15h30
Femusc no Lar das Flores.
17 horas
Femusc no Museu da Weg.
18 horas
Piano Masters, na Scar.
19 horas
Violão Plus, na Scar.
Momento Springmann, na Scar.
20 horas
Musicalmente falando, na Scar.
20h30
Grandes Concertos, na Scar. Recitais de Câmara, na Scar.