A maior rede de lojas de tintas do Brasil, a Tintas MC, completa 60 anos de mercado com marca própria e expansão para Santa Catarina. Fundada em abril de 1964, em São Paulo, por  Manoel dos Santos Sá, e seus dois irmãos, Armando e Amilcar José de Sá, a empresa está presente em quase todas as regiões do Brasil com mais de 220 lojas. Um dos objetivos da empresa é ser a primeira opção para quem pensa em comprar tintas, e por isso, investe em inovação e experiência tanto para o consumidor quanto para o pintor. 

Continua depois da publicidade

Desde os primeiros passos no mercado, a loja investiu em diferenciação, com estrutura de Ponto de Venda, preocupação com a organização e o layout das unidades. Além disso, desde o início, a empresa buscou ser a pioneira no mercado de varejo e estar próxima de fornecedores de qualidade, oferecendo um produto confiável aos clientes. 

Com o lançamento da marca própria, a Tintas MC lança ao mercado 19 produtos diferentes, que segundo a companhia, devem resultar em um retorno de R$ 50 milhões em faturamento no primeiro ano de operação. A expectativa da direção é de que a marca própria represente 25% do negócio até 2028.

De acordo com o atual CEO da empresa, Renato Sá, a marca própria aconteceu devido a uma parceria com a Sherwin-Williams, uma multinacional norte-americana consolidada como uma das maiores produtoras de tintas. Essa é a segunda tentativa que a Tintas MC fez para lançar uma marca própria — a primeira aconteceu em 1980. No entanto, agora, além de contar com uma operação mais robusta, a empresa investiu em solidificar a presença no mercado brasileiro. 

Momento atual das Tintas MC

Antes de começar a pensar em ter uma marca própria, a Tintas MC começou a pensar na expansão da marca através de franquias. Com isso, foi possível aumentar significativamente a quantidade de lojas pelo Brasil — de 40, a empresa cresceu para mais de 220. Além disso, redes e lojas regionais em estados como Santa Catarina foram compradas pela empresa. 

Continua depois da publicidade

A empresa tinha uma meta: lançar a marca própria quando o número total de 150 lojas fosse atingida, o que aconteceu durante a pandemia. Para não ser pega de surpresa por adversidades do mercado, a família decidiu adiar o lançamento. 

— O mercado de tintas andou bem durante o período, já que muitas pessoas optaram por reformar suas casas ou apartamentos durante o período. No entanto, mesmo com os bons índices, optamos por aguardar a estabilização do processo de pandemia para começar a tocar o projeto — afirma o CEO.

Segundo Flávia Sá, diretora de marketing das Tintas MC, mais de 300 pesquisas de mercado com clientes e pintores foram conduzidas para estruturar a produção da linha própria. Ainda, antes da escolha da Sherwin Williams, foram consultados cerca de 35 fornecedores para garantir uma parceria que pudesse suprir a demanda da marca. Já as linhas de texturas e complementos contam com a fabricação da Martins e Grafftex. 

Cenário atual

Hoje, conforme uma estimativa feita pela marca, o faturamento anual das Tintas MC gira em torno dos R$ 600 milhões. Com a linha própria, a empresa pretende atingir os R$ 50 milhões de faturamento apenas com a nova linha de produtos. Além disso, estima chegar a 500 lojas até 2026, tanto com unidades próprias quanto a partir de franquias. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, consolidada como uma das grandes empresas do varejo de tinta do país, a Tintas MC está em 14 estados, com mais de 220 lojas.

Para saber mais sobre a marca, acesse o site das Tintas MC.