Dois equipamentos essenciais para os diagnósticos de coronavírus estão danificados e em desuso no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC), conforme ofício enviado ao governo federal nessa segunda-feira (15). No mesmo dia, mais de 10 mil testes de Covid-19 se acumularam na fila de espera por resultados.

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba notícias do NSC Total pelo WhatsApp

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no final da tarde desta terça-feira (16), 6.739 testes estão represados no Lacen, no momento em que o estado passa pela situação mais crítica da pandemia, com hospitais lotados e mortes de pacientes à espera por leitos de UTI. 

 A “situação emergencial” é descrita pelos representantes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central, em pedido por equipamentos e “kits” enviado ao Ministério da Saúde: “Entendemos a situação contratual, mas é uma questão humanitária. Precisamos de esforço coletivo neste momento”, diz o documento onde também mencionam receber mais de 5 mil amostras diárias para análise.

Apesar do apelo, o governo de Santa Catarina garante que a coleta e o diagnóstico da Covid-19 seguem acontecendo no Estado e que “todos os exames urgentes têm seus resultados liberados em até 24 horas, como já vinha ocorrendo”.

Continua depois da publicidade

> “SC não precisa criar auxílio emergencial porque não há desemprego”, diz Paulo Eli

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que “dois equipamentos apresentaram avarias nesta semana, devido ao uso recorrente na pandemia”, mas informou que um deles será substituído no máximo até a próxima quinta-feira (18), pela empresa fornecedora. Já o segundo aparelho, ainda segundo a SES, “aguarda uma peça para conserto, que deve ocorrer até o final da semana”.

Até lá, o Lacen deve utilizar um terceiro equipamento que “opera normalmente e realiza também o processamento de forma manual”, garantiu o Estado. Além disso, parcerias com laboratórios da Grande Florianópolis teriam sido firmados, como apoio. 

Leia mais

Morre catarinense de 59 anos que foi transferido ao Espírito Santo para tratar a Covid

Governo do Estado recorre à Justiça para ter comando sobre decisões de lockdown em SC

SC espera mais 147 mil doses de CoronaVac nesta quarta, maior lote em dois meses de vacinação