A última noite do Festival Brasileiro da Cerveja 2017 foi de pavilhões cheios no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Desde o fim da tarde de sábado a região da Rua Alberto Stein registrou movimentação intensa de veículos e visitantes em direção ao evento. Lá dentro, o público aproveitava para experimentar os sabores que ainda não havia degustado. Passaram pelos palcos nomes como Tay Galega, The Headcutters e Máfia S. A. Três palestras sobre fermentação, terceirização e produção da bebida fecharam o calendário de capacitação do festival.
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De quarta a sábado, 39.996 pessoas passaram pelo Festival da Cerveja. O número é pouca coisa menor que o do ano passado: redução de 2,47%. A leve queda foi motivada pela noite de sábado, que teve 17% de visitantes a menos que em 2016. Segundo o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, a organização conseguiu distribuir o público ao longo da semana com estratégias como gratuidade para mulheres na noite de 8 de março e preços mais atrativos quarta e quinta, o que antecipou a visitação.
– Se tivéssemos mantido o mesmo número do ano passado já estaríamos mais que satisfeitos. (Em um cenário) Com PIB negativo de 3,5%, isso não nos incomoda em nada. O que importa, pelo ponto de vista do público, é que quem foi gostou, e que os cervejeiros que venderam também gostaram, isso é o que interessa. Ficamos muito satisfeitos – avalia Stodieck.
O secretário se baseia na manutenção do público e em números como o crescimento de 20% da feira, de 50% na quantidade de cervejarias e de 30% entre os rótulos para sustentar a avaliação positiva. Tanto que para o próximo ano o formato do festival será o mesmo. A organização cogita apenas uma mudança: passar a data do festival de março para abril, em função do calor. A definição deve sair até o mês que vem.
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