A chuva registrada nesta quinta-feira (16) em cidades de Santa Catarina ultrapassou a marca de 300 milímetros em apenas um dia. Tijucas, na Grande Florianópolis, foi a cidade do Estado com maior volume acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Os dados foram atualizados às 17h30min pela Defesa Civil de Santa Catarina. O total de chuva registrado na cidade nas últimas horas é superior ao esperado para todo o mês de janeiro (280 milímetros), segundo informações do município.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O prefeito de Tijucas, Maickon Sgrott, explica que o município teve alagamentos em todos os bairros, especialmente os bairros da Praça, Morretes e Nova Descoberta. Um abrigo foi aberto no ginásio central da cidade para abrigar parte dessas famílias. No interior, deslizamentos atingiram estradas impedindo o acesso a algumas regiões.
— Não tivemos nenhuma vítima grave, mas em torno de 20 casas nesses bairros foram extremamente afetadas, com pessoas que tiveram que sair correndo e deixando tudo, de carro na garagem a pertences em casa — conta.
O caos na Capital
Florianópolis foi a segunda cidade com maior volume de chuva do Estado. Foram 169 milímetros em apenas três horas e 250 milímetros nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil do Estado, até o fim da tarde o número representava mais de 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro na capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Na Capital, as chuvas resultaram em uma tarde de caos. A SC-401, rodovia que liga o Centro e o Norte da Ilha, foi tomada pelas águas e ficou intransitável em diversos pontos. A orientação da prefeitura é para que motoristas só utilizem a rodovia em caso de muita necessidade.
Outros pontos da cidade como o cruzamento da Beira-Mar com a Avenida Mauro Ramos e o elevado do João Paulo também ficaram tomados pela água gerando alertas para os motoristas.
Litoral Norte
Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, cidades que sofreram com fortes estragos entre a madrugada e manhã da quinta-feira, aparecem na sequência como as cidades de Santa Catarina com maior volume de chuva acumulado. Os municípios praticamente não registraram chuva no período da tarde, mas no acumulado das últimas 24 horas registraram entre 158 e 197 milímetros (veja lista abaixo).
Conforme a Defesa Civil, as chuvas torrenciais são provocadas pela circulação marítima sobre o Estado, combinada com as características geográficas da região. A previsão é de que a circulação marítima continue a influenciar o tempo no Estado, com instabilidade permanecendo durante a noite desta quinta.
Continua depois da publicidade
Veja lista de cidades com mais chuva em SC

* Fonte: Defesa Civil de SC, atualizada até 17h18min desta quinta-feira (16)
Regiões com mais chuva em Florianópolis
A prefeitura de Florianópolis divulgou um balanço no fim da tarde com o volume de chuva registrado nos bairros.
A região de Santo Antônio de Lisboa foi a com o maior registro de chuva, com 248 milímetros nas últimas 12 horas. No Itacorubi, o volume foi de 99 milímetros (veja lista abaixo). O município informou ainda registrar 10 deslizamentos e sete colapsos de muro.
Veja fotos dos alagamentos em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Boletim das chuvas em Florianópolis (atualizado às 17h)
- Carijós, últimas 12h: 76 milímetros
- Santo Antônio de Lisboa, últimas 12h: 248 milímetros
- Itacorubi, últimas 12h: 99 milímetros
- Lagoa da Conceição, últimas 12h: 93 milímetros
- Armação, últimas 12h: 28 milímetros
Ocorrências
- 10 deslizamentos;
- 7 colapsos de muro
- 30 alagamentos
- Sem vítimas
- Serviços essenciais em funcionamento.
Leia também
Grande Florianópolis vive dia de caos com chuva torrencial e alagamentos
Pessoas ilhadas, veículos arrastados e caos no trânsito: SC sofre com chuvas torrenciais
VÍDEO: Cratera se abre, carro fica pendurado e motorista é “içado” em estrada de Florianópolis