Apesar de as perdas do município serem mais baixas do que a média nacional e de o Samae prever investimentos para melhorar a infraestrutura não é motivos para relaxar. O engenheiro hidrólogo Ademar Cordero destaca que o desperdício também influencia o resultado. Aquele banho demorado, a mangueira correndo ao lavar a calçada, a torneira aberta enquanto escova os dentes não têm relação com os 30% de perdas, mas influenciam no uso consciente da água.

Continua depois da publicidade

O fato de Blumenau ser uma cidade com muitos rios e ribeirões pode passar a sensação de que o recurso nunca irá faltar, mas a verdade é que as estações de tratamento podem não comportar mais a demanda gerada pelo uso desmedido, argumenta o especialista.

– Há uma questão de não chegar ao limite do que o Samae produz, para não faltar água nas residências. Se todo mundo começar a gastar demais, a estrutura montada não vai dar conta de abastecer todo mundo, principalmente nos horários de pico. Alguém vai ficar sem e essa água que existe no Rio Itajaí-Açu não se sabe se daqui 50 anos ainda vai ter – afirma.

O avanço da tecnologia tem contribuído para o consumo moderado, com chuveiros e torneiras mais econômicas, mas é preciso ir além. Para isso o especialista defende o aprimoramento de itens que usam menos água e também tornar mais acessíveis financeiramente sistemas que já existem, como o de captura e tratamento da chuva em condomínios. Cordero usa o exemplo de São Paulo, onde houve forte racionamento em virtude do nível dos reservatórios.

De acordo com o engenheiro, o consumo ideal por dia para uma pessoa é de 200 litros. Em São Paulo, durante o racionamento, os moradores conseguiram chegar a 140 litros. A redução pode se dar em pequenas medidas do cotidiano. Cordero, que também é professor da Furb, diz que lavar o carro, irrigar as plantas e lavar a calçada são alguns exemplos do que pode tranquilamente ser feito com a água da chuva. No uso de água potável, lavar roupa quando houver volume suficiente para a capacidade da máquina. Uma lavadora de 10 quilos consome 120 litros em um processo. Lavar louças com a torneira aberta por 10 minutos gasta outros 120 litros, por exemplo.

Continua depois da publicidade

AÇÕES NO DIA A DIA

Lavar o carro com um balde: 40 litros de água

Lavar o carro com uma mangueira: 360 litros de água

Escovar os dentes com a torneira fechada: 1,5 litro de água

Escovar os dentes com a torneira aberta: 5 litros de água

Banho de três minutos : 18 litros de água

Banho de 10 minutos: 60 litros de água

Ouvidoria Samae: 115, opção 20