Segundo mais frequente no mundo, o câncer de mama é também mais incidente em mulheres acima de 40 anos, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com cerca de 30% das funcionárias nessa faixa etária, uma enlatadora de pescados de Itajaí viu no Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção à doença, a chance de levar essa informação para dentro da empresa.
Continua depois da publicidade
A ação de prevenção ocorreu nesta sexta-feira na sede da Gomes da Costa, no bairro Cordeiros, onde trabalham, ao todo, 1.204 mulheres – público que corresponde a 64% do total de empregados da empresa. No local, houve orientação e entrega de conteúdo informativo em parceria com a Rede Feminina de Combnate ao Câncer de Itajaí.
Aos 66 anos e há sete anos na empresa, Eutalia Sasso trabalha como auxiliar de produção no setor de corte e viceração de sardinha. Ela conta que tem acompanhou as ações do Outubro Rosa no mural da empresa e participou de palestras:
– É muito importante essa divulgação, porque dá um alerta para que as pessoas façam o preventivo.
Continua depois da publicidade
O Inca estima que somente neste ano sejam identificados 1,8 mil novos casos de câncer de mama e 480 de colo do útero somente em Santa Catarina. Ações assim ajudam a reforçar a campanha e conscientizar as mulheres, avalia a vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí, Maria da Graça Motta.
– O que falta à população é informação e atenção – explica.
O diretor de RH da Gomes da Costa, Aroldo Coelho, relaciona a importância da ação ao perfil da empresa e colaboradores que atrai – mulheres entre 30 e 40 anos.
– A atividade do pescado acaba se adaptando mais ao público feminino, por exigir mais atenção e concentração. A organização vende saúde em seus produtos e, por isso, também precisa estimular hábitos de vida saudáveis, estimulando a prevenção, por exemplo – explica.
Continua depois da publicidade